Topo

BH anuncia vacina para pessoas de 35 anos e 2ª dose para outros grupos

Pessoas de 35 anos serão vacinadas em dois dias e público com comorbidades terá datas específicas - iStock
Pessoas de 35 anos serão vacinadas em dois dias e público com comorbidades terá datas específicas Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

29/07/2021 15h27Atualizada em 29/07/2021 15h51

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou hoje a ampliação da vacinação contra a covid-19 para pessoas de 35 anos. Homens e mulheres com essa idade, completada até 31 de agosto, serão imunizados na quarta (4) e quinta-feira (5), respectivamente.

Além disso, a capital mineira vai avançar na aplicação de segunda dose para o público de comorbidades. Haverá dias específicos para cada faixa etária. Por isso, é preciso estar atento às datas.

Confira o cronograma:

  • Sexta-feira (30): segunda dose para gestantes e puérperas com comorbidades (com 18 anos ou mais); pessoas com Síndrome de Down (com 18 anos ou mais); pessoas com deficiência permanente beneficiárias do BPC (com 18 anos ou mais) e pessoas com comorbidades (59 anos);
  • Sábado (31): segunda dose para pessoas com comorbidades (58 anos e 57 anos);
  • Segunda-feira (2): segunda dose para pessoas com comorbidades (56 e 55 anos), e gestantes e puérperas sem comorbidades (com 18 anos ou mais);
  • Terça-feira (3): segunda dose para pessoas com comorbidades (54 e 53 anos);
  • Quarta-feira (4): segunda dose para pessoas com comorbidades (52 a 50 anos), e primeira dose para homens de 35 anos;
  • Quinta-feira (5): segunda dose para pessoas com comorbidades (49 e 48 anos), e primeira dose para mulheres de 35 anos;
  • Sexta-feira (6): segunda dose para pessoas com comorbidades (47 a 42 anos);
  • Sábado (7): segunda dose para pessoas com comorbidades (41 a 34 anos);

Para receber a primeira dose, o público de 35 anos precisa ser residente de Belo Horizonte e levar um documento de identificação com foto. Além disso, não pode ter recebido outra vacina contra a covid-19, nem qualquer outro imunizante, nos últimos 14 dias. Também não pode ter tido diagnóstico positivo para a doença com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Já aqueles que vão completar o esquema vacinal precisam levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

Os postos fixos e extras de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, enquanto os de drive-thru ficam abertos entre 8h e 16h30. Aos sábados, o horário para recebimento das doses é de 7h30 às 14h e de 8h às 14h, respectivamente.

A prefeitura de BH reforça que os convocados devem procurar os postos destinados especificamente para seu grupo ou faixa etária. Os endereços podem ser conferidos no site e devem ser consultados com antecedência, já que esses podem sofrer alterações por questões de logística, para evitar aglomeração do público.

Caso a pessoa não possa comparecer na data e locais indicados, deverá consultar e procurar os postos destinados à repescagem, que estão distribuídos em uma unidade por regional e conforme o por tipo de vacina.