Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


RS confirma 1º caso de transmissão comunitária da variante delta no estado

A variante delta foi identificada pela primeira vez na Índia e com alta velocidade de disseminação - iStock
A variante delta foi identificada pela primeira vez na Índia e com alta velocidade de disseminação Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

26/07/2021 13h33Atualizada em 26/07/2021 16h06

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso de transmissão comunitária da variante delta (B.1.617.2) no estado. Identificada pela primeira vez na Índia e com alta velocidade de disseminação, o caso foi informado pelo Centro Estadual no sábado (24).

Segundo o órgão foram identificados três casos de contaminação pela variante delta no estado: os dois primeiros em Gramado, "que possuem vínculo e contraíram a covid-19 no município", e o terceiro em Nova Bassano, em uma pessoa que viajou ao Rio de Janeiro. Até a última quinta-feira, morreram quatro pessoas infectadas com a variante delta do coronavírus no estado do Rio.

"Além deles, o Estado registra outros 11 casos suspeitos: cinco com amostras em análise na Fiocruz (mais um de Gramado, também contactante do primeiro caso confirmado, dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas), e seis amostras que deverão ser enviadas ao laboratório carioca, de residentes de Alvorada, Passo Fundo, Esteio, São José dos Ausentes, mais um de Sapucaia do Sul e Santana do Livramento", informou o centro estadual.

A diretora do Centro Estadual, Cynthia Molina Bastos, reforçou a importância das pessoas se vacinarem contra o novo coronavírus.

"A vacina protege contra essa variante, especialmente após a segunda dose no caso dos imunizantes que precisam de reforço, mas a vacinação não impede que a pessoa se contamine e siga transmitindo o vírus. Por isso é preciso manter todos os cuidados de proteção contra a covid-19 independente de ter tomado a vacina, principalmente quem possui qualquer fator de risco para complicações da doença", declarou a diretora.

Segundo o painel de vacinação do estado, o RS já vacinou 8.811.744 pessoas até hoje. Do total de imunizados, 2.827.283 já completaram o ciclo de imunização com duas doses ou a vacina de dose única.