Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Paes anuncia retomada da vacinação contra covid para quarta

11.jun.2021 - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), durante anúncio do boletim epidemiológico da covid-19 - André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo
11.jun.2021 - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), durante anúncio do boletim epidemiológico da covid-19 Imagem: André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo

Do VivaBem, em São Paulo

26/07/2021 17h48

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na tarde de hoje que a vacinação contra a covid-19 será retomada na próxima quarta-feira (28).

A aplicação da primeira dose estava suspensa na capital por falta de imunizantes. Após reclamação, Paes já havia informado que o envio de vacinas seria adiantado.

Na quarta-feira, serão vacinadas pessoas com 34 anos. Quinta e sexta será a vez de quem tem 33 anos. Já no sábado será feita a repescagem para todas as pessoas com 33 anos ou mais.

Falta de doses

A vacinação no Rio de Janeiro foi interrompida devido a falta de imunizantes. O prefeito chegou a usar o Twitter para cobrar publicamente o Ministério da Saúde para a distribuição de mais doses de CoronaVac, uma vez que o Instituto Butantan informou que 1,5 milhão de vacinas foram entregues ao PNI (Plano Nacional de Imunização).

Após a cobrança, Paes anunciou que o lote que estava previsto para chegar esta semana deverá estar na capital fluminense ainda hoje. Com isso, o prefeito explicou que o calendário está mantido e que toda a população adulta carioca deve receber a primeira dose nas próximas três semanas.

Se não houver mais falhas na entrega, nas próximas 3 semanas teremos todos - TODOS - os cariocas acima de 18 anos devidamente imunizados com a primeira dose! Bora distribuir acelerado!"

Ao menos oito capitais brasileiras tiveram que interromper a vacinação por falta de doses. No final de junho, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que toda a população adulta do Brasil vai receber a primeira dose de imunizante até o final de setembro.