Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 37,5 milhões de brasileiros completam vacinação, 17,73% da população

Brasil chegou à marca de 37,5 milhões de pessoas que completaram a vacinação contra a covid-19 - Willian Moreira/FuturaPress/Estadão Conteúdo
Brasil chegou à marca de 37,5 milhões de pessoas que completaram a vacinação contra a covid-19 Imagem: Willian Moreira/FuturaPress/Estadão Conteúdo

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

25/07/2021 20h02

Hoje, o Brasil ultrapassou a marca de 37,5 milhões de habitantes com vacinação completa contra a covid-19. Até agora, 37.549.091 pessoas receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o que representa 17,73% da população do país. Os dados foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

No que se refere às vacinas que precisam de duas doses, a primeira delas foi aplicada em 263.052 brasileiros entre ontem e hoje. O total de vacinados até o momento é de 95.480.308 nesta etapa inicial, o equivalente a 45,09% da população nacional. Nas últimas 24 horas, 162.927 pessoas receberam a segunda dose. No mesmo intervalo de tempo, a dose única da Janssen foi aplicada em 4.767 habitantes.

Atualmente, quatro tipos de vacina contra a covid-19 estão em uso no Brasil. No caso dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech, há a recomendação para a aplicação de duas doses para um combate mais eficiente à doença. Já a fabricante da Janssen indica a necessidade de somente uma dose de seu imunizante.

O estado de São Paulo se mantém em primeiro lugar entre aqueles que, proporcionalmente, mais vacinaram sua população com a primeira dose: 54,33% de seus habitantes.

Em termos percentuais, o Mato Grosso do Sul continua na liderança entre aqueles com maior parcela de habitantes com vacinação completa - ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única: 31,17% da população local.

São Paulo volta atrás e não confirma data para vacinar pessoas com 28 anos

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse que a vacinação contra a covid-19 para pessoas de 28 anos da cidade, que estava programada para acontecer nas próximas quinta (29) e sexta-feira (30), não está confirmada. A declaração foi dada na manhã de hoje durante a reabertura do Vale do Anhangabaú, no centro da capital.

A vacinação para as pessoas com 29 anos foi mantida para terça-feira (27) e quarta-feira (28).

Segundo Nunes, houve um erro de entendimento da própria prefeitura em relação à disponibilidade de doses para essa faixa etária. Ele disse que a administração municipal trabalha em parceria com o governo do estado para tentar reverter a situação — - mas, por ora, a faixa dos 28 anos não será vacinada na semana que vem.

"Eu havia anunciado que nós faríamos na quinta e sexta (a vacinação de pessoas com) 28 anos. Eu estou retirando essa confirmação porque ainda dependo, a gente tinha um diálogo com o estado, que, aparentemente, nós, prefeitura, interpretamos mal com relação às doses. Então o que está confirmado é a vacinação terça e quarta de (pessoas com) 29 anos. A prefeitura de São Paulo está desconfirmando a vacinação de quinta e sexta para 28. A gente vai trabalhar até quarta-feira para ver se consegue junto com o estado articular para retomar", disse Ricardo Nunes.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!