Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pfizer entrega hoje mais 1 milhão de doses da vacina contra covid ao Brasil

Frasco da vacina da Pfizer, em São Paulo - Claudia Castelo Branco/UOL
Frasco da vacina da Pfizer, em São Paulo Imagem: Claudia Castelo Branco/UOL

Do VivaBem, em São Paulo

21/07/2021 10h48Atualizada em 21/07/2021 11h56

O Brasil recebe hoje um novo lote com 1 milhão de doses da vacina contra a covid-19 da farmacêutica Pfizer/BioNTech. O carregamento, com 1.053.000 imunizantes, chegará no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e será destinado ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

Segundo a Pfizer serão 13.265.460 de doses entregues à Saúde somente nas duas últimas semanas deste mês. Os novos lotes chegarão ao país através de 13 voos vindos de Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 20 de julho e 1º de agosto.

Com as entregas deste mês, a farmacêutica totalizará mais de 30 milhões de doses entregues em território nacional nos primeiros seis meses deste ano.

A Pfizer informou que as doses que serão recebidas pelo Brasil são fabricadas em Kalamazoo, no estado de Michigan, nos Estados Unidos.

Até agora foram produzidas mais de 1,2 bilhão de doses da vacina da farmacêutica contra a covid-19, sendo que mais de 860 milhões foram enviadas para mais de 100 países, incluindo o Brasil.

O governo federal adquiriu, no total, 200 milhões de doses da Pfizer/BioNTech. Destas, 100 milhões devem ser entregues até setembro e outras 100 milhões de doses do imunizante estão previstos para chegar entre outubro e dezembro.

Ontem, o Brasil atingiu marca de 34,9 milhões de pessoas que completaram a vacinação contra a covid-19. Até o momento, 34.913.935 brasileiros receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o correspondente a 16,49% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

No momento, há quatro tipos de vacina em uso no Brasil. Três delas precisam de duas doses para um combate mais eficiente à covid-19, conforme recomendação dada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. A fabricante da Janssen indica a aplicação de apenas uma dose de seu imunizante.