PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Apendicite tira Bruno Soares da Olimpíada; diagnóstico precisa ser rápido

Reprodução
Imagem: Reprodução

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

21/07/2021 12h09

O tenista brasileiro Bruno Soares, que faria dupla com Marcelo Melo na Olimpíada de Tóquio, está fora da competição após receber o diagnóstico de apendicite. O jogador Marcelo Demoliner o substituirá.

Segundo comunicado do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), o atleta se sentiu mal e sofreu dores abdominais fortes durante o voo para Tóquio na última segunda-feira.

Após testes preliminares na policlínica da vila olímpica e exames de imagens em hospital, Bruno recebeu a confirmação do quadro e a indicação de cirurgia. O procedimento será feito nesta quarta-feira (21), no Tokyo Toranomon Hospital.

O que é apendicite

A apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno órgão tubular, de aproximadamente 10 centímetros. Ele é prolongamento que temos no intestino grosso e não tem nenhuma função no organismo.

"A principal causa é a constipação intestinal, quando entra um pouco de fezes nesse 'tubo'. Também pode ser causada por parasita ou por sementes de alimentos", explica Elaine Moreira, médica gastroenterologista do Instituto Endovitta e membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Os sintomas são amplos e podem ser confundidos com outros casos. Dor abdominal, febre, vômitos e mal-estar estão entre os mais comuns.

Demora no diagnóstico pode levar à morte

Embora sejam sinais comuns, a médica alerta que não devem ser negligenciados. "Se o diagnóstico não for rápido, o apêndice pode romper e fazer com que aquela inflamação local se espalhe, causando uma septicemia, que pode ser fatal."

O tempo do voo para Tóquio, que tem duração média de 25 horas, poderia, inclusive ter agravado o quadro, mas não foi o caso do atleta.

Por que o atleta precisa ficar fora da Olimpíada?

O único tratamento possível é cirúrgico. Embora com o diagnóstico rápido a cirurgia e a recuperação sejam rápidas e simples, o procedimento ainda exige repouso.

"Ele é atleta, saudável e deve se recuperar rápido. No entanto, o tênis é um esporte que exige muito — tem arrancadas, alto impacto... Se fosse o caso de um jogo de xadrez, por exemplo, talvez ele ainda pudesse participar", indica Moreira.

Saúde