Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 34,9 milhões de brasileiros completam vacinação, 16,49% da população

Brasil está perto de alcançar a marca de 35 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 -  Marcelo Justo/UOL
Brasil está perto de alcançar a marca de 35 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 Imagem: Marcelo Justo/UOL

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

20/07/2021 20h02Atualizada em 20/07/2021 20h39

Hoje, o Brasil superou a marca de 34,9 milhões de pessoas que completaram a vacinação contra a covid-19. Até o momento, 34.913.935 brasileiros receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o correspondente a 16,49% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Sobre as vacinas que necessitam de duas doses, a primeira delas foi aplicada em 1.058.796 habitantes nas últimas 24 horas. O total de pessoas vacinadas nesta etapa inicial chegou a 91.085.077, o que representa 43,01% da população do país. Entre ontem e hoje, 480.662 brasileiros receberam a segunda dose. No mesmo período, outros 75.931 foram imunizados com a dose única da Janssen.

Atualmente, há quatro vacinas contra covid-19 em uso no Brasil. Pela recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech, seus imunizantes precisam de duas doses para um combate mais eficiente à doença. A fabricante da Janssen indica a necessidade de somente uma dose.

Proporcionalmente, o estado de São Paulo continua na liderança entre aqueles que mais aplicaram a primeira dose: 51,54% de sua população.

Mato Grosso do Sul permanece na primeira posição entre os estados que, em termos percentuais, têm a maior parcela da população com vacinação completa —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única: 29,46% de seus habitantes.

vacinação primeira dose 20/7 - UOL - UOL
vacinação primeira dose 20/7
Imagem: UOL

Chegada de 1,1 milhão de doses da Sputnik ao Brasil

Os governadores do Consórcio Nordeste anunciaram hoje que 1,1 milhão de doses da vacina Sputnik V chegará ao Brasil no dia 28 de julho pelo aeroporto do Recife. Ao todo, 1,6 milhão de doses estão prontas para importação. O imunizante tem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso em condições controladas.

Amanhã, às 14h, o Consórcio Nordeste fará uma reunião com o Fundo Soberano Russo, que financiou o desenvolvimento da Sputnik, para fechar o cronograma de chegada das doses.

No ofício encaminhado ontem ao Ministério da Saúde, governadores ainda rebatem a declaração do ministro Marcelo Queiroga de que o Brasil não precisa de novas doses da Sputnik ou Covaxin porque tem quantitativo suficiente para vacinar toda a população adulta.

Governadores lembram que apenas 34 milhões de pessoas, o que corresponde a 15,98% da população, estão vacinadas com as duas doses da vacina contra covid. "É menos do que o quantitativo total da vacina Sputnik V adquirida, caso tivéssemos tido empenho das autoridades sanitárias e regulatórias para autorização de importação e uso", afirmam.

Vacinação dose completa 20/7 - UOL - UOL
Vacinação dose completa 20/7
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!