Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mão enrugada viraliza; por que ficamos assim após muito tempo na água?

Imagem: Reprodução/Twitter @brubeltrao

Do VivaBem*, em São Paulo

20/07/2021 15h10

Você já passou bastante tempo na piscina e reparou que seus dedos ficaram muito enrugados? Ou, então, tomou um banho longo demais e percebeu o mesmo efeito nas mãos (ou pés)? Nesta semana, uma publicação no Twitter viralizou quando uma internauta compartilhou uma foto da mão do irmão completamente enrugada.

"Cara, meu irmão passou o dia na piscina e saiu quase entrando em decomposição", escreveu, brincando, a usuária do Twitter. Diversas "teorias" surgiram nos comentários das fotos — e algumas até fazem sentido —, mas a explicação mesmo não envolve nenhuma "magia".

A resposta para esse mecanismo está na composição da pele. O órgão possui diversas camadas que sempre se renovam e na última, conhecida como epiderme, ficam concentradas células mortas, que são ricas em gordura e com grande quantidade de queratina. Ao ficarem expostas por muito tempo na água, essas substâncias vão se encharcando e desprendendo, provocando a aparência enrugada.

Em um estudo realizado na Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, os pesquisadores sugeriram um uso funcional para essa característica, afirmando que essa reação da pele é devido à evolução.

Os cientistas fizeram um experimento com alguns voluntários que tinham que pegar bolinhas de gude imersas em um balde d'água com uma mão e passá-las para a outra, com o intuito de colocá-las em outro local.

No final do experimento, os cientistas verificaram que os voluntários com os dedos enrugados completaram a prova mais rápido do que as pessoas que estavam com os dedos lisos e secos. Eles sugerem que ter os dedos enrugados facilita o manejo de objetos embaixo d'água, o que pode ter sido uma vantagem para os primeiros humanos que procuravam alimento na natureza.

* Com informações de reportagem publicada no dia 03/09/2019.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mão enrugada viraliza; por que ficamos assim após muito tempo na água? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde