Topo

Portugal tem novo aumento no número de pacientes internados com covid-19

Portugal tem novo aumento em internações por conta da covid-19 - Getty Images
Portugal tem novo aumento em internações por conta da covid-19 Imagem: Getty Images

Da EFE, em Lisboa

16/07/2021 20h42Atualizada em 16/07/2021 20h42

A Direção Geral da Saúde de Portugal (DGS) divulgou hoje que houve um novo aumento no número de internados com sintomas de covid-19 no país e que a incidência acumulada nos últimos 14 dias é de 355,5 casos para cada 100 mil habitantes.

Ao todo, 778 pessoas estão unidades de saúde lusas, quatro a mais do que o apresentado no boletim de ontem. Destas, 171 ocupam leitos das unidades de terapia intensiva (UTIs), o que representa queda em três, na comparação com a véspera.

Hoje, a DGS divulgou que foram notificados nas últimas 24 horas 3.547 casos de infecção pelo novo coronavírus e sete mortes provocadas pela covid-19, mantendo estabilidade com as marcas recentes registradas em Portugal.

Desde o início da pandemia, o país contabilizou 923.747 positivos e 17.194 vítimas da doença.

Vacinação regularizada

Enquanto buscam controlar a quarta onda de contágio no país, as autoridades portuguesas garantiram que o ritmo de vacinação voltará ao previsto ainda hoje, após a suspensão de um lote do agente imunizante Janssen, produzido pela Johnson & Johnson.

A medida foi tomada ontem após o registro de desmaios de pessoas que tinham recebido loto específico da vacina, que é aplicada em uma dose só.

A Autoridade Nacional de Medicamentos (Infarmed) concluiu que não foram detectados defeitos de qualidade nos imunizantes abrangidos pela medida, por isso, a suspensão foi revogada.

Hoje, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) informou que foi superada a barreira de 10 milhões de doses de vacina aplicadas no território português, sendo que 4 milhões foram destinadas a pessoas que já têm o processo de imunização completo.