Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Vovô Tiktoker morre após cair e fraturar fêmur; queda é comum entre idosos

Vô Nelson, o vovô Tiktoker, morreu aos 90 anos - Reprodução/Instagram @vovostiktokers
Vô Nelson, o vovô Tiktoker, morreu aos 90 anos Imagem: Reprodução/Instagram @vovostiktokers

Do VivaBem*, em São Paulo

15/07/2021 12h54

Nelson Miolaro, mais conhecido como um dos integrantes dos Vovôs Tiktokers, morreu aos 90 anos. Ele estava internado após sofrer uma queda no banheiro e fraturar o fêmur. A morte foi confirmada pela esposa dele, Nair, com quem dividia a conta do Instagram — com mais de 2 milhões de seguidores.

"Não vamos encarar a morte como um ponto final, porque quem é amado de verdade jamais morre e você foi, é e sempre será amado por todos nós, como marido, pai, avô, bisavô, como o nosso personagem favorito: 'Vovô TikTok'. É assim que lembraremos de você, sorrindo, feliz e sempre cantarolando!", escreveu.

As quedas entre idosos são muito comuns. Segundo dados do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos, e 1 em 20 daqueles que caíram sofrem uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais mais velhos, com 80 anos ou mais, 40% cai a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%.

"Os idosos acabam perdendo um pouco o controle neurossensorial que adquirimos com o crescimento. Quando criança, desenvolvemos o equilíbrio. Com o passar da idade, o perdemos. Há também um atraso da conexão cerebral com o músculo (controle neuromuscular). Por isso, os idosos caem mais", explica Nemi Sabeh Jr.*, ortopedista e traumatologista do núcleo de especialidades do Hospital Sírio-Libanês (SP).

Mulheres caem mais do que os homens

Os idosos caem por vários motivos, mas os principais são a fraqueza da musculatura, a perda de sensibilidade por distúrbio neurológico —como consequência de doenças crônicas, por exemplo—, a diminuição da qualidade da visão e da audição ou até mesmo o efeito colateral de alguns remédios.

E as mulheres caem mais do que os homens, mas a queda masculina costuma ser mais grave, trazendo desfechos piores.

"Uma explicação plausível é a de que as mulheres, por terem menor nível de estrógenos em comparação às mulheres jovens, têm mais osteoporose do que os homens, que mantém a proteção da testosterona ao longo da vida. Porém, quando os homens têm osteoporose denota-se maior gravidade e, portanto, as quedas nesses pacientes costumam ter piores desfechos", diz Natan Chehter*, geriatra da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Há formas de prevenir quedas

Exames periódicos de visão são importantes para minimizar o risco de queda na terceira idade. Outro ponto é realizar atividade de fortalecimento muscular, como a musculação ou pilates, e atividade aeróbica de baixo impacto.

Os exercícios na água são interessantes também, assim como trabalhos de equilíbrio executados por fisioterapeutas. Fazendo exercícios orientados por um profissional capacitado, o idoso sempre terá benefício na qualidade muscular e mobilidade.

O ideal é que a casa do idoso seja adaptada. Retirar potenciais obstáculos (tapetes, por exemplo) é uma saída mais simples, mas também é possível instalar barras de apoio em banheiros, instalar pisos aderentes e usar sapatos fechados atrás e bem amarrados.

Para evitar quedas em casa, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, lista 11 medidas de prevenção (leia mais dicas aqui):

  1. Evitar tapetes soltos
  2. Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados
  3. Usar sapatos fechados com solado de borracha
  4. Colocar tapete antiderrapante no banheiro
  5. Evitar andar em áreas com piso úmido
  6. Evitar encerar a casa
  7. Evitar móveis e objetos espalhados pela casa
  8. Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar
  9. Esperar que o ônibus pare completamente para você subir ou descer
  10. Utilizar sempre a faixa de pedestre
  11. Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio

* Com informações de reportagem publicada no dia 21/08/2020.