Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


São Paulo considera que transmissão da variante delta pode ser comunitária

A variante delta, identificada pela primeira vez na Índia, tem colocado autoridades sanitárias em alerta pelo alto grau de transmissibilidade - Getty Images
A variante delta, identificada pela primeira vez na Índia, tem colocado autoridades sanitárias em alerta pelo alto grau de transmissibilidade Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

15/07/2021 08h59

A secretaria municipal de Saúde de São Paulo informou ontem que não foi possível identificar a origem da infecção de um paciente diagnosticado com a variante delta do novo coronavírus na capital. "Dessa forma, pode-se considerar a possibilidade de transmissão comunitária da variante no município", disse a pasta, em nota.

O homem, de 45 anos, que não tem histórico de viagens ou de contato com viajantes, teve os primeiros sintomas em 19 de junho. Segundo a pasta, familiares dele também apresentaram teste positivo para covid-19, mas não foi possível identificar a variante delta. Todos tiveram sintomas leves, sem necessidade de internação hospitalar. Eles foram monitorados e cumpriram quarentena.

Também foram investigados locais de trabalho e outros contatos próximos dele.

A variante delta, identificada pela primeira vez na Índia, tem colocado autoridades sanitárias em alerta pelo alto grau de transmissibilidade. Até o momento, porém, estudos indicam que as vacinas contra covid-19 utilizadas no País oferecem proteção à cepa, ainda que, possivelmente em menor grau.

* Com informações do Estadão Conteúdo