Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


São Paulo identifica mais dois casos da variante delta no interior

Segundo Jean Gorinchteyn, casos foram identificados em pessoas que não viajaram para o exterior - Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo
Segundo Jean Gorinchteyn, casos foram identificados em pessoas que não viajaram para o exterior Imagem: Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo

Do ViveBem, em São Paulo

15/07/2021 10h18Atualizada em 15/07/2021 10h35

O Governo de São Paulo anunciou hoje que o Instituto Butantan identificou mais dois casos de pacientes infectados com a variante delta do novo coronavírus. Ambos são residentes do Vale do Paraíba, no interior do estado, e não têm histórico de viagem (veja mais abaixo).

O Butantan notificou a secretaria estadual de Saúde, que se diz atenta à possível circulação da variante identificada pela primeira vez na Índia.

"Estamos aguardando tanto a vigilância, bem como todo o perfil genômico. Houve essa identificação, nós estamos extremamente atentos a essa possibilidade. De antemão, nenhum desses casos está associado a viagens ou alguém que viajou, sugerindo um caso autóctone", disse o secretário Jean Gorinctheyn, em entrevista à CNN Brasil.

São Paulo já confirmou um outro caso de infecção pela variante, de um homem de 45 anos que mora na capital. Além dele, o estado contabiliza um outro caso importado do município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.

Ontem, a secretaria de saúde da capital paulista emitiu uma nota considerando a possibilidade de transmissão comunitária, uma vez que não identificado a origem da infecção do paciente.

A variante delta tem colocado autoridades sanitárias em alerta pelo alto grau de transmissibilidade. Até o momento, porém, estudos indicam que as vacinas contra covid-19 utilizadas no país oferecem proteção à cepa, ainda que, possivelmente em menor grau.

Pacientes têm sintomas leves, diz secretário

Segundo comunicado do Instituto Butantan, um dos infectados pela variante delta no Vale do Paraíba é um homem de 44 anos, residente em Pindamonhangaba, que começou a apresentar sintomas em 28 de junho e fez o exame PCR dois dias depois, confirmando o diagnóstico e iniciando o isolamento social. Ele apresentou um quadro de febre, tosse e distúrbios de olfato e paladar, mas não precisou de internação.

Já a outra pessoa é uma mulher de 30 anos, moradora de Guaratinguetá, que apresentou sintomas também no dia 28 de junho, com confirmação da infecção por covid-19 dois dias depois. Ela teve tosse, coriza e dor muscular.

"Todas essas pessoas, as duas do Vale do Paraíba e a do município de São Paulo, apresentaram quadros leves, brandos, não sugerindo quadros mais graves", disse o Jean Gorinctheyn, em entrevista à CNN Brasil.