Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cidade do Rio confirma dois casos da variante delta do coronavírus

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, infectados com a variante delta são dois homens de 27 e 30 anos - Bruno Martins/Estadão Conteúdo
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, infectados com a variante delta são dois homens de 27 e 30 anos Imagem: Bruno Martins/Estadão Conteúdo

Do VivaBem, em São Paulo

14/07/2021 20h18Atualizada em 14/07/2021 21h56

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro informou hoje ter identificado dois casos da variante delta do coronavírus, identificada pela primeira vez na Índia, na capital fluminense. Segundo a pasta, trata-se de dois homens de 27 e 30 anos, moradores dos bairros de Vila Isabel e Paquetá.

Em nota, a SMS também afirmou que segue fazendo o acompanhamento epidemiológico da covid-19 na cidade do Rio e reforçou que, independentemente da existência de novas variantes, as medidas preventivas — uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos, por exemplo — seguem as mesmas.

O Rio de Janeiro já soma 376.760 casos confirmados e 29.241 mortes pela covid-19 desde o início da pandemia, segundo último balanço divulgado pela prefeitura. Agora, a capital tem 20,1% da população completamente imunizada — isto é, que tomou as duas doses da vacina — contra a covid-19.

Leia, na íntegra, a manifestação da SMS:

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) informa que identificou dois casos de síndrome gripal por covid-19 relacionados à variante delta (B.1 617.2), após sequenciamento genômico, na cidade do Rio. Tratam-se de dois homens de 27 e 30 anos, residentes dos bairros de Vila Isabel e Paquetá. A investigação epidemiológica está em curso pelas equipes da Vigilância em Saúde da SMS.

A SMS segue fazendo o acompanhamento epidemiológico da pandemia na cidade e, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde e a Fiocruz, o monitoramento da entrada de diferentes cepas.

Independentemente da variante, as medidas preventivas são as mesmas. A população deve manter o distanciamento, usar máscaras e higienizar as mãos com álcool 70 ou, quando possível, água e sabão; além das demais medidas de proteção à vida estabelecidas na Resolução Conjunta SES/SMS Nº 871 de 12/01/21.

Outros casos no estado

No início do mês, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio já havia confirmado outros dois casos de infecção de covid-19 pela variante delta. Os registros, de acordo com a pasta, foram feitos nas cidades de Seropédica e São João do Meriti, ambas na Região Metropolitana.

Os casos foram confirmados a partir de amostras registradas nos dias 16 e 17 de junho em um homem de 30 anos e em uma mulher de 22. Na ocasião, a SES informou que "os municípios já foram comunicados e estão realizando a investigação epidemiológica para identificar se são casos importados ou autóctones, ou seja, adquiridos dentro do estado".

Todos os meses, um programa de monitoramento genômico feito em parceria com a SMS analisa cerca de 800 amostras. Esse trabalho, segundo a SES, mostra que a variante P.1 (Brasil) continua sendo a mais frequente no estado. Há também registros, mas em número baixo, da cepa VOC B.1.1.7 (Reino Unido).

(Com Estadão Conteúdo)