Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pane elétrica faz cidade do Pará descartar 140 doses de vacina contra covid

Unidade básica de saúde em Castanhal (PA) tem pane elétrica e descarta vacinas contra covid - Divulgação/Prefeitura de Castanhal
Unidade básica de saúde em Castanhal (PA) tem pane elétrica e descarta vacinas contra covid Imagem: Divulgação/Prefeitura de Castanhal

Luciana Cavalcante

Colaboração para o VivaBem, em Belém

14/07/2021 22h37

Um problema elétrico que atingiu uma unidade de saúde na zona rural de Castanhal (PA) inutilizou 280 doses de vacinas, sendo metade contra a covid-19 e o restante contra a influenza. Enquanto isso a capital do estado, Belém, mantém a suspensão da campanha de imunização contra o novo coronavírus por falta de estoque.

De acordo com a Vigilância Sanitária do município, a pane aconteceu na madrugada da terça-feira na Unidade Básica de Saúde Francisco Correa, localizada às margens da estrada entre os municípios de Castanhal e Curuçá.

Os funcionários demoraram para perceber o problema porque a falta de energia ocorreu somente na sala de vacina. "Só com a chegada de duas funcionárias da manhã é que foi verificado que a geladeira e o ar condicionado da sala, que ficam ligados durante a noite, não estavam funcionando", explicou o coordenador da Vigilância Sanitária, Herlly Eireles.

A suspeita é que tenha ocorrido uma pane elétrica na caixa de energia do prédio. "Verificamos que um dos disjuntores, que é justamente o que abastece a sala, estava desligado. Também não tinha nenhum sinal de arrombamento, mas vamos investigar todas as hipóteses", afirmou o coordenador.

Vacinação suspensa e doses descartadas

As doses que estavam na geladeira eram da AstraZeneca e seriam destinadas para uma semana de vacinação, mas serão descartadas. Na cidade, as pessoas acima de 32 anos estão sendo imunizadas.

"Como não sabemos precisar quanto tempo foi a falta de energia, as vacinas ficam inutilizadas. Elas serão reservadas por um tempo, até o final da apuração, depois descartadas", explicou Eirelles.

Um relatório sobre o fato foi enviado aos órgãos de saúde municipais e estaduais, e a campanha de vacinação foi suspensa neste posto. "Devemos retornar só no final da semana, esse tempo é para apuração dos fatos", previu o coordenador.

A Vigilância Sanitária também estuda a possibilidade de mudar o modelo de vacinação na zona rural para itinerante, com o intuito de evitar situações como a ocorrida em Castanhal.

Falta de energia

Em nota, a concessionária Equatorial Energia Pará, responsável pelo abastecimento no estado, disse que foi detectado uma falha na rede elétrica interna dessa unidade de saúde e que não houve nenhuma ocorrência de falta de energia registrada sobre o caso no seu sistema operacional.

A empresa informou que entrou em contato com a administração municipal para prestar orientações sobre os cuidados com as instalações internas do local.

Vacinação em Belém

A imunização por idade em Belém está parada desde o último sábado (10), sendo limitada apenas à vacinação de grupos prioritários e para a segunda dose. Os últimos vacinados sem comorbidade foram os nascidos nos anos de 1988 e 1989.

A última nota, publicada ontem nas redes sociais da Sesma (Secretaria Municipal de Saúde), informa que não haveria campanha hoje, pois o município aguarda a chegada de novas doses, para retomar o calendário vacinal na capital paraense.

De acordo com a secretaria, Belém aplicou a primeira dose em 670.880 pessoas. Já outras 253.815 receberam a segunda dose.