Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 31,4 milhões de brasileiros completam vacinação, 14,85% da população

Até o momento, mais de 31,4 milhões de brasileiros completaram a vacinação contra a covid-19 - Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo
Até o momento, mais de 31,4 milhões de brasileiros completaram a vacinação contra a covid-19 Imagem: Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

13/07/2021 20h03Atualizada em 13/07/2021 20h53

O Brasil chegou hoje à marca dos 31,4 milhões de habitantes com vacinação completa contra a covid-19. No total, 31.450.778 pessoas receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o correspondente a 14,85% da população do país. Os números foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Sobre os imunizantes que precisam de duas doses, a primeira delas foi aplicada em 789.242 brasileiros entre ontem e hoje. Nesta fase inicial, o total de vacinados atingiu 85.419.761, o que representa 40,34% da população nacional. Nas últimas 24 horas, a segunda dose foi aplicada em outros 335.188. No mesmo período, 179.003 brasileiros foram imunizados com a dose única da Janssen.

1 dose covid 13/07 - UOL - UOL
Imagem: UOL

No momento, há quatro tipos de vacina em uso no Brasil. Três delas precisam de duas doses para um combate mais eficiente à covid-19, conforme recomendação dada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. A fabricante da Janssen indica a aplicação de apenas uma dose de seu imunizante.

O Rio Grande do Sul se mantém como o estado que, proporcionalmente, mais aplicou a primeira dose: 47,38% de seus habitantes.

Em termos percentuais, Mato Grosso do Sul continua na primeira posição entre aqueles com maior parte dos habitantes com vacinação completa —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única: 27,77% da população local.

2 dose covi 13/07 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Butantan recebe insumos

O Instituto Butantan recebeu na madrugada de hoje 12 mil litros de insumos para produção de mais 20 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o instituto.

A chegada foi acompanhada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Segundo o tucano, o produto iria direto para a produção e envase no Instituto Butantan. As vacinas serão distribuídas para todos os estados brasileiros.

O governo de São Paulo antecipou pela quarta vez seu calendário de vacinação contra covid-19 e agora promete vacinar todos os adultos até o dia 20 de agosto.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!