Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Governo do RJ antecipa 2ª dose da AstraZeneca para evitar perda de vacinas

RJ: Antecipação de segunda dose da AstraZeneca pode evitar perda de doses - iStock
RJ: Antecipação de segunda dose da AstraZeneca pode evitar perda de doses Imagem: iStock

Colaboração para o VivaBem

13/07/2021 13h50Atualizada em 13/07/2021 19h05

O estado do Rio de Janeiro decidiu antecipar a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford de 12 para oito semanas para evitar que doses sejam perdidas. A informação foi divulgada pelo governador Cláudio Castro, em uma entrevista coletiva hoje junto ao secretário de Saúde, Alexandre Chieppe.

Castro afirmou que a segunda dose fornecida pela fabricante não pode ser utilizada como primeira, para que exista garantia da segunda aplicação.

"Essas doses ficam armazenadas nos municípios. Há uma preocupação muito grande com esse armazenamento, e também uma preocupação grande em não haver perdas de dose", disse o político, acrescentando que o intervalo de oito semanas já está previsto na bula do medicamento.

O governador lembrou que a decisão foi tomada em conjunto com Cosems (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde), após consulta com um grupo de especialistas. A medida é de caráter autorizativa, mas cabe aos municípios decidir se adiantam ou não a segunda dose da AstraZeneca.

A capital, por exemplo, divulgou hoje que irá manter o intervalo original de 12 semanas, afirmando que a eficácia do imunizante cai de 80% para 59% quando o intervalo é reduzido.

Em contrapartida, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, afirmou que não há perda de eficácia na antecipação do complemento do imunizante, e que a redução do intervalo de aplicação pode ajudar a frear a transmissão da variante delta, considerada mais contagiosa. Segundo Chieppe, a decisão pode ainda evitar com que a população deixe de tomar a segunda dose da vacina.