Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 30,5 milhões de brasileiros completam vacinação, 14,44% da população

Mais de 30,5 milhões de pessoas já completaram a vacinação contra a covid-19 no Brasil - Fábio Gonçalves/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Mais de 30,5 milhões de pessoas já completaram a vacinação contra a covid-19 no Brasil Imagem: Fábio Gonçalves/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

11/07/2021 20h02

O Brasil chegou hoje à marca de 30,5 milhões de habitantes que completaram a vacinação contra a covid-19. Até aqui, 30.573.383 pessoas receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o equivalente a 14,44% da população do país. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Com relação aos imunizantes que precisam de duas doses, a primeira delas foi aplicada em 273.605 brasileiros entre ontem e hoje. Nesta fase inicial, o total de vacinados atingiu 83.794.712, o correspondente a 39,57% da população nacional. Outros 8.267 receberam a dose de reforço nas últimas 24 horas. Neste mesmo período, a dose única da Janssen foi aplicada em 166.299 pessoas.

Quatro vacinas estão à disposição neste momento no Brasil. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de seus imunizantes para um combate mais eficiente à covid-19. No caso da Janssen, a fabricante indica o uso de apenas uma dose.

O Rio Grande do Sul aparece agora na liderança entre os estados que, proporcionalmente, mais vacinaram com a primeira dose: 46,36% da população local.

Em termos percentuais, o Mato Grosso do Sul continua à frente entre aqueles com a maior parcela de sua população com vacinação completa, isto é, receberam a dose de reforço ou a dose única: 26,53% de seus habitantes.

Vacinação de adolescentes "está em discussão", diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde disse que a vacinação de adolescentes a partir dos 12 anos de idade "está em discussão". Hoje, o governo de São Paulo já anunciou um calendário que prevê a imunização de pessoas entre 12 de 17 anos de idade.

"O Ministério da Saúde informa que a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos está em discussão na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis", disse a pasta em nota ao UOL.

Neste domingo (11), o governador de São Paulo anunciou um novo calendário de vacinação contra a covid-19. Além das datas antecipadas, a diferença para os cronogramas anteriores foi a presença da indicação da imunização de adolescentes em um período de cerca de um mês, até o final de setembro.

Dos quatro imunizantes disponíveis hoje no país, apenas o da Pfizer já tem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser utilizado nessa faixa etária. Porém, o Ministério da Saúde ainda não prevê a imunização desse grupo.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!