Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Gonzalo Vecina teme aumento de casos de covid-19 com flexibilização em SP

Do VivaBem, em São Paulo

08/07/2021 10h09

O médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Gonzalo Vecina disse hoje, em participação no UOL News, que teme um aumento no número de casos de covid-19 em São Paulo com a flexibilização de horários anunciada ontem pelo governador João Doria (PSDB-SP).

A partir de amanhã, o comércio poderá funcionar até as 23h. Até hoje, bares, restaurantes, padarias e comércios em geral só podiam funcionar com o limite de horário de fechamento às 21h. Apesar da ampliação, o "toque de recolher" entre as 23h e 5h está mantido.

"O movimento em bares, restaurantes, em locais sabidamente fechados vai aumentar. As pessoas, para tomar bebida e comer, tiram a máscara em ambientes fechados. Eu não vou ficar surpreso quando em pouco tempo nós tivermos um aumento no número de casos em um patamar elevado", disse Vecina.

O médico destacou que a queda no número de mortes diárias em todo o Brasil é uma notícia muito boa, mas que o patamar ainda está elevado e é preciso que a expectativa de sequência de redução se traduza em realidade.

"Nós vamos ter tendência de subir novamente porque estamos flexibilizando", alertou.

Gonzalo Vecina ainda criticou a possibilidade de retorno às aulas presenciais em universidades de São Paulo no segundo semestre.

"Será que teremos uma condição sanitária adequada para esse retorno? Será que ainda não estaremos com um número elevado para esse retorno? Nós não teremos avançado tanto na vacinação, a contrapartida para reduzir as medidas não farmacológicas é o nível de vacinação, mas não temos a promessa da chegada de tantas vacinas a mais", disse.

Tem muito pergunta voando para tomar decisões que estamos tomando de liberar a circulação de pessoas pelos estabelecimentos comerciais
Gonzalo Vecina Neto, ex-presidente da Anvisa

Ontem, o Brasil teve hoje a menor média móvel de óbitos por covid-19 em quatro meses (1.481). A última vez em que a média havia ficado abaixo de 1.500 foi no dia 7 de março, quando registrou 1.497.