Topo

Anvisa autoriza início da aplicação da vacina ButanVac em voluntários

28.abr.2021 - Caixa da ButanVac, a vacina contra a covid-19 com produção 100% nacional do Instituto Butantan - Lucas Borges Teixeira/UOL
28.abr.2021 - Caixa da ButanVac, a vacina contra a covid-19 com produção 100% nacional do Instituto Butantan
Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

DO UOL, em São Paulo

07/07/2021 18h27

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou hoje o início da vacinação de voluntários do estudo clínico da vacina ButanVac. A decisão foi tomada após reunião entre a equipe técnica da Anvisa com o Instituto Butantan, quando foram apresentados os dados pendentes para o início dos testes.

A equipe técnica da Anvisa considerou os dados suficientes para que o estudo seja realizado. A autorização permite que o Instituto Butantan inicie a aplicação do vacina candidata nos voluntários.

O protocolo clínico da ButanVac já havia sido aprovado pela Anvisa no dia 9 de junho, mas ainda faltavam informações para poder iniciar os testes em humanos, apesar de o protocolo do estudo já estar aprovado. A agência avaliava a segurança clínica da vacina e possíveis efeitos adversos.

O pedido de aprovação do estudo foi protocolado na Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), órgão pertencente ao CNS (Conselho Nacional de Saúde), em 22 de junho. Dois dias depois, a comissão pediu novos dados.

A ButanVac é diferente da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e distribuída no Brasil pelo Butantan. Segundo o instituto, o imunizante em fase de estudo será totalmente produzido em território brasileiro e não dependerá da importação do IFA (insumo farmacêutico ativo) do país asiático.