Topo

Covid-19: Cidade de São Paulo aplica somente 2ª dose da vacina neste sábado

Enfermeira administra dose de vacina contra a covid-19 em posto de vacinação - Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo
Enfermeira administra dose de vacina contra a covid-19 em posto de vacinação Imagem: Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo

Carolina Marins

Do UOL, em São Paulo

03/07/2021 04h00

A cidade de São Paulo reservou o dia de hoje para aplicar as segundas doses da vacina contra a covid-19, tanto para quem está dentro do prazo quanto para aqueles que estão com a aplicação atrasada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, serão aplicadas somente segundas doses hoje. As aplicações de primeiras doses devem ser retomadas na segunda-feira (5).

Quem já tem a previsão de receber a segunda dose nos próximos dias ou está com a sua atrasada, pode procurar as AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) Integradas com UBSs (Unidades Básicas da Saúde), entre as 7h e as 19h, para receber a dose completa do imunizante.

De acordo com a prefeitura, 11.712 pessoas estão dentro do prazo para receber a segunda dose, enquanto 83.448 pessoas estão com a aplicação atrasada na cidade.

"A Secretaria Municipal da Saúde reforça que neste sábado apenas as AMAs/UBSs Integradas funcionam como postos de vacinação", diz em nota. Não haverá aplicações em sistemas drive thru ou megapostos, como ocorre nos dias de semana.

A lista com endereço de todas as AMAs/UBSs Integradas pode ser conferida no site da secretaria.

Para receber a vacina, é necessário levar documentos pessoais como CPF ou Cartão SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose.

Para completar a imunização e atingir o nível de eficácia oferecida pelas vacinas CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech é necessário a aplicação de doses, como indica a bula dos imunizantes.

A partir de segunda-feira (5) até quarta-feira (7), a prefeitura planeja começar a imunização das pessoas com mais de 41 anos.

Até a noite de ontem, a cidade de São Paulo havia imunizado 5.500.797 pessoas com uma dose e 1.724.148 com duas doses. Cerca de 19,7% de pessoas estão completamente imunizadas no município.