Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


DF tem 40,1 mil doses da Janssen 'indisponíveis para uso', diz secretaria

Secretaria informou que vacinas, de dose única, chegaram congeladas  - Imagem: Unsplash
Secretaria informou que vacinas, de dose única, chegaram congeladas Imagem: Imagem: Unsplash

De VivaBem, em São Paulo

03/07/2021 16h04Atualizada em 03/07/2021 16h56

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou no início da tarde de hoje que recebeu 40,1 mil doses da vacina Janssen "indisponíveis para uso" no momento.

No comunicado, o órgão detalha que assim que o carregamento chegou para conferência na Rede de Frio Central foi observado que as doses estavam congeladas, quando a temperatura ideal para o imunizante é de 2°C.

"Sendo assim, o Ministério da Saúde já foi acionado pela Secretaria de Saúde e a orientação do órgão federal é deixar toda a carga das vacinas em quarentena. Elas ficarão armazenadas e indisponíveis para uso no momento", informou a nota sobre os próximos passos para viabilizar o uso do imunizante, de dose única.

Segundo a secretaria, em resposta à situação, o Ministério da Saúde afirmou que solicitará análise da qualidade dos lotes da Janssen pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) para verificar a estabilidade dos imunobiológicos e se é seguro aplicar essas vacinas.

O VivaBem tentou contato e aguarda resposta do Ministério da Saúde para averiguar o possível problema logístico que causou o congelamento das vacinas.