Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Manter-se ativo: segredo para maturidade bem aproveitada

Lia Rizzo

Colaboração para VivaBem

02/07/2021 04h00

É quase regra a partir dos 40, 50 anos: mesmo se comendo da mesma forma que ao longo da vida toda, uns quilinhos a mais teimam em aparecer. Para piorar, a sensação é de que para perdê-los é preciso fazer o dobro do esforço.

Pois bem, não há segredo, está tudo ligado ao metabolismo. E olhar para ele não é uma questão de vaidade, mas de pensar como pretendemos envelhecer. Esta reflexão foi tema do último painel da segunda edição do Ageless Talks, evento realizado por VivaBem na última semana.

Mediado pela jornalista Silvia Ruiz, colunista de VivaBem e idealizadora do evento, o papo virtual teve participação da apresentadora Silvia Poppovic; de Otaviano Costa, ator e apresentador do Otalab, programa do UOL; e de Marcio Lui, personal trainer de muitas celebridades.

Poppovic, 66, viveu uma transformação aos 63. E foi a primeira a manifestar como chegou à consciência de que a prática de exercícios fez diferença em sua vida, num processo que começou por eliminar 50 quilos com ajuda de uma cirurgia bariátrica.

"Quem quiser envelhecer bem, precisa se movimentar", afirmou ela. O excesso de peso, ela contou, não a incomodava até o dia em que compreendeu que se sentia sempre muito cansada, convivia com dores e a perspectiva era de que o cenário piorasse com o avanço da idade.

"Hoje, gosto de ver meu corpo mais ágil. Fico orgulhosa de mim!", completou a apresentadora, que mantém uma rotina de caminhadas, mas defende que até situações cotidianas, como mexer-se em casa ou andar com o cachorro, já fazem diferença para quem pretende vivenciar melhor a maturidade.

Caminhada, aliás, é uma ótima alternativa para quem não é adepto de outras formas de exercício. Marcio Lui, personal trainer de celebridades como Sabrina Sato, Yasmin Brunet e Adriane Galisteu, explicou que este é um bom exercício aeróbico.

No entanto, os resultados são melhores quando envelhecemos se aliados a exercícios de força. "Musculação e treino funcional ajudam a manter massa muscular", exemplificou o profissional, modalidades que ajudam também a reduzir o risco de problemas como osteoporose.

Menos músculos, mais gordura

É por volta dos 30 anos que o corpo humano começa a perder massa muscular gradualmente. Com a chegada dos 60, os efeitos desta redução ficam mais perceptíveis e, combinados à falta de exercícios, tendem a causar nesta fase da vida um aumento do percentual de gordura.

Outras consequências são mobilidade comprometida e impactos no envelhecimento do pulmão, coração e outros órgãos que fatalmente não responderão como na juventude.

Otaviano Costa, 48, que sempre praticou esportes e chegou a jogar vôlei profissionalmente, compartilhou sua estratégia para não desanimar: se impor metas, mas não pela questão estética.

"Tento sempre me impor o desafio para gerar estímulo", disse o apresentador, que também mantém uma alimentação balanceada, embora sem neuras.

Marcio Lui defendeu o conjunto de hábitos e ponderou apenas que, ainda que se manter ativo seja necessário, é preciso conhecer e respeitar os limites do corpo.

Ageless Talks 2021

Patrocinado por Vitasay e com apoio de Bigfral Moviment, o Ageless Talks é um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira abaixo como foi a segunda edição do evento (clique no nome de cada painel para assisti-lo no Youtube).

PAINEL 1: ETARISMO: O PRECONCEITO COM A IDADE QUE AFETA A SAÚDE
Com Carla Vilhena, jornalista; Nany People, humorista; e Alexandre da Silva, doutor em saúde pública e especialista em envelhecimento. Mediação de Cris Guerra, escritora e comunicadora.

PAINEL 2: SEXO E LIBIDO NA MATURIDADE: TUDO QUE VOCÊ QUERIA PERGUNTAR
Com Adriane Galisteu, atriz e apresentadora; e Jairo Bouer, especialista em sexualidade. Mediação de Gisele Vitória, jornalista.

PAINEL 3: DITADURA DA ACEITAÇÃO X DITADURA DA ETERNA JUVENTUDE: COMO ABRAÇAR A BELEZA DA MATURIDADE SEM NEURAS
Com Bruna Lombardi, atriz e palestrante; Claudia Liz, artista multimídia; Mônica Moura, modelo e atriz. Mediação de Fabi Gomes, colunista e apresentadora em Universa.

ENTREVISTA: MÔNICA MARTELLI FALA SOBRE ENVELHECIMENTO, SEXO E MENOPAUSA

PAINEL 4: NADA DE PARAR: ELES SEGUEM PRODUZINDO, EMPREENDENDO E SE REINVENTANDO
Com Marcelo Tas, jornalista; Teresa Cristina, cantora e compositora; e Consuelo Blocker, influenciadora digital. Mediação de Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL.

PAINEL 5: MATURIDADE EM FORMA - COMO EVITAR GANHO DE PESO E SE MANTER ATIVO DEPOIS DOS 45 ANOS
Com Silvia Poppovic, jornalista e apresentadora; Otaviano Costa, ator e apresentador; e Márcio Lui, personal trainer. Mediação de Silvia Ruiz, jornalista e e autora da coluna Ageless

ENCERRAMENTO: ANGELA DIPPE FAZ UM DISCURSO CHEIO DE HUMOR SOBRE ENVELHECIMENTO.