Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas criam teste capaz de medir nível de estresse por gota de sangue

MarkHatfield/iStock
Imagem: MarkHatfield/iStock

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

02/07/2021 11h52

Diagnosticar um problema de saúde precocemente possibilita tratamentos com melhor chance de eficácia, impedindo que o paciente desenvolva problemas mais graves.

Pensando nisso, cientistas desenvolveram um microchip capaz avaliar, por uma única gota de sangue, os níveis de hormônio do estresse (cortisol) no corpo— substância que, em excesso, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, gastrite, problemas de pele e outros.

Desenvolvido com processo similar ao usado para criar chips de computador, o teste é mais barato e simples do que os exames de laboratório usados para a mesma finalidade.

A ideia dos pesquisadores é que a tecnologia possa ser usada tanto no hospital quanto em casa. De acordo com eles, o dispositivo poderia ser usado para monitorar a eficácia dos tratamentos — se um medicamento estava controlando ou não os níveis hormonais, por exemplo.

Conforme explica Gabriela Iervolino, endocrinologista e metabologista e médica no Hospital São Luiz, em São Caetano do Sul, o teste também pode ser útil como diagnóstico de doenças relacionadas ao cortisol ou para pacientes com deficiência de cortisol, em processo de reposição.

"Mas é necessário cuidado para não ser usado de forma indiscriminada, pois várias situações do dia a dia fazem aumentar o cortisol de forma natural. Medir sem a indicação pode gerar interpretações erradas e pode causar ansiedade", explica.

Para testar se funcionava bem, o microchip passou por vários testes antes de ser usado para analisar amostras de sangue de 65 pessoas com artrite reumatoide. As taxas de detecção de cortisol foram quase tão confiáveis quanto o padrão ouro atual, um teste de ensaio imunoenzimático, conhecido como ELISA.

Os resultados foram descritos em um estudo publicado no periódico Science Advances.