Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 26,5 milhões de brasileiros completam vacinação, 12,55% da população

Brasil tem mais de 26,5 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 - ERBS JR./FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Brasil tem mais de 26,5 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 Imagem: ERBS JR./FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

01/07/2021 20h02Atualizada em 01/07/2021 20h38

O Brasil chegou hoje à marca de 26,58 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19. Até aqui, 26.580.585 brasileiros receberam a dose de reforço ou a dose única da Janssen no combate à doença, o que representa 12,55% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, baseado nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Ao todo, já foram aplicadas mais de 100 milhões de doses de imunizantes contra a covid.

Hoje, o Brasil conta com quatro vacinas contra a covid-19. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses para o combate mais eficiente à doença. Já a Janssen necessita apenas de uma dose para completar o processo de imunização.

Com relação aos imunizantes que precisam de duas doses, 970.622 pessoas receberam a primeira delas nas últimas 24 horas. Nesta fase inicial, o total de vacinados chegou a 74.539.876, o correspondente a 35,2% da população nacional. A dose de reforço foi aplicada em outras 197.908 entre ontem e hoje. No mesmo intervalo, 113.851 brasileiros foram vacinados com a dose única da Janssen.

O estado de São Paulo se manteve na liderança entre aqueles que, proporcionalmente, mais aplicaram a primeira dose: 41,82% de sua população.

Mato Grosso do Sul permanece na liderança entre aqueles com maior percentual de habitantes com imunização completa —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen: 17,49% da população local.

Parcialmente imunizados por estado 1/7 - UOL - UOL
Parcialmente vacinados por estado 1/7
Imagem: UOL

ButanVac avança para iniciar testes em humanos

A ButanVac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan, deu mais um passo em direção ao início dos testes em humanos. Hoje, o imunizante recebeu aprovação por parte da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), órgão pertencente ao CNS (Conselho Nacional de Saúde).

O aval da Conep é importante para dar segurança jurídica aos voluntários do estudo e garantir assistência médica em caso de algum evento adverso.

A ButanVac ainda precisa apresentar alguns dados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para poder iniciar os testes em humanos, apesar de o protocolo do estudo já estar aprovado.

Totalmente imunizados por estado 1/7 - UOL - UOL
Totalmente imunizados por estado 1/7
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!