Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Confiança e aceitação se refletem na beleza para mulheres maduras

Lia Rizzo

Colaboração para VivaBem

30/06/2021 04h00

Um levantamento recente do Ibope mostrou que mulheres com idade a partir de 55 anos estão mais satisfeitas com a pele do que as mais jovens. O que se justifica, de acordo com a pesquisa, pelo fato delas estarem mais atentas à saúde da pele e, em consequência, manterem mais disciplina nos cuidados.

No terceiro painel de Ageless Talks, evento realizado por VivaBem na última semana, Fabi Gomes, maquiadora apresentadora do UOL e colunista de Universa, convidou as participantes a refletirem sobre o quanto a rotina de cuidados na maturidade está ligada a uma maior consciência ou é consequência de cobranças sociais para que sobretudo as mulheres aparentem juventude.

Claudia Liz, uma das maiores top models brasileiras, experimentou muito cedo o peso da imposição de padrões. Em meados da década de 90, aos 27 anos e no auge da carreira, uma crítica fez com que decidisse se submeter a uma lipoaspiração.

A história por pouco não acabou em tragédia, depois que uma intercorrência pré-operação a deixou em coma por quatro dias. Duas décadas após o episódio, ela confessa que reconhece na imaturidade o impulso que quase a levou à morte precoce.

Hoje artista multimídia, Claudia afirmou valorizar prioritariamente sua saúde e tenta focar energias também na ajuda ao próximo.

O que, para a atriz Bruna Lombardi, tem a ver também com um maior despertar de consciência que vem com o passar dos anos e das experiências vividas. Bruna contou ainda, que mesmo sendo um referencial de beleza na juventude e também nos dias de hoje, sempre se preocupou em ser livre dos olhares alheios.

"A maior liberdade que podemos ter na vida é a de ser você mesma. E isso, claro, é uma grande trajetória, que compreende um caminho de autodescoberta", pontuou.

Autoaceitação é jornada

"Acredito que possamos ir driblando a vida, as opiniões alheias, se orientando para o que você quer. Sempre soube que buscaria isso constantemente e que me demandaria o trabalho de entender quem eu sou, quebrando rótulos e estereótipos", contou a atriz, que atualmente é também palestrante.

Este também foi o conselho de Mônica Moura, modelo que retomou o ofício recentemente, aos 54 anos.

"Parece fácil esse retorno, essas mulheres ousando por volta dos 50 anos. Mas ainda há muita restrição, uma negação deste lado de representação da mulher mais madura. Ainda falta muito", opinou Mônica, que teve um grande incentivo do filho para voltar a modelar.

Porém, ela considera que a aceitação da idade foi algo que norteou suas vivências. "A vida é feita de fases e acho que é muito feliz quem não teve interrupções neste desenvolvimento que viemos para seguir", comentou, reconhecendo que toda e qualquer jornada é feita de momentos bons e ruins.

Fabi Gomes ponderou, no entanto, que mulheres seguem sendo as maiores vítimas de comentários e imposições sobre a aparência física. E que se blindar dessas exigências talvez seja a parte mais delicada na busca pela confiança, que acaba se refletindo na aparência como um toque a mais de beleza.

Ageless Talks 2021

Patrocinado por Vitasay e com apoio de Bigfral Moviment, o Ageless Talks é um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira abaixo como foi a segunda edição do evento (clique no nome de cada painel para assisti-lo no Youtube).

PAINEL 1: ETARISMO: O PRECONCEITO COM A IDADE QUE AFETA A SAÚDE
Com Carla Vilhena, jornalista; Nany People, humorista; e Alexandre da Silva, doutor em saúde pública e especialista em envelhecimento. Mediação de Cris Guerra, escritora e comunicadora.

PAINEL 2: SEXO E LIBIDO NA MATURIDADE: TUDO QUE VOCÊ QUERIA PERGUNTAR
Com Adriane Galisteu, atriz e apresentadora; e Jairo Bouer, especialista em sexualidade. Mediação de Gisele Vitória, jornalista.

PAINEL 3: DITADURA DA ACEITAÇÃO X DITADURA DA ETERNA JUVENTUDE: COMO ABRAÇAR A BELEZA DA MATURIDADE SEM NEURAS
Com Bruna Lombardi, atriz e palestrante; Claudia Liz, artista multimídia; Mônica Moura, modelo e atriz. Mediação de Fabi Gomes, colunista e apresentadora em Universa.

ENTREVISTA: MÔNICA MARTELLI FALA SOBRE ENVELHECIMENTO, SEXO E MENOPAUSA

PAINEL 4: NADA DE PARAR: ELES SEGUEM PRODUZINDO, EMPREENDENDO E SE REINVENTANDO
Com Marcelo Tas, jornalista; Teresa Cristina, cantora e compositora; e Consuelo Blocker, influenciadora digital. Mediação de Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL.

PAINEL 5: MATURIDADE EM FORMA - COMO EVITAR GANHO DE PESO E SE MANTER ATIVO DEPOIS DOS 45 ANOS
Com Silvia Poppovic, jornalista e apresentadora; Otaviano Costa, ator e apresentador; e Márcio Lui, personal trainer. Mediação de Silvia Ruiz, jornalista e e autora da coluna Ageless

ENCERRAMENTO: ANGELA DIPPE FAZ UM DISCURSO CHEIO DE HUMOR SOBRE ENVELHECIMENTO.