Topo

Anvisa libera 2 milhões de doses da Janssen após Saúde enviar documentos

Vacinas da Janssen, de dose única, foram doadas pelos EUA e entregues em duas remessas na semana passada - Divulgação/Secretaria de Saúde do Ceará
Vacinas da Janssen, de dose única, foram doadas pelos EUA e entregues em duas remessas na semana passada Imagem: Divulgação/Secretaria de Saúde do Ceará

Colaboração para o UOL

30/06/2021 19h05Atualizada em 30/06/2021 21h35

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou na noite de hoje que recebeu do Ministério da Saúde a documentação que faltava para liberar pouco mais de 2 milhões de doses da vacina da Janssen contra a covid-19, que chegaram ao Brasil dos Estados Unidos entre os últimos dias 25 e 26.

"A Anvisa recebeu no final da tarde desta quarta-feira (30) os documentos complementares relativos à carga de 2.052.350 doses da vacina da Janssen e realizou a liberação para que as mesmas possam ser distribuídas. Não há mais documentos pendentes de apresentação", publicou o órgão, no seu site.

Horas antes, a Anvisa havia informado que a Saúde apresentou as informações adicionais referentes apenas à carga de 947.650 doses, que já fora liberada. Restava o lote de cerca de 2 milhões de doses, para completar os 3 milhões doados ao Brasil pelos EUA — a carga foi entregue em duas remessas.

A agência ressaltou que, durante o enfrentamento à pandemia, todos os pedidos de importação de medicamentos e vacinas "são analisados com máxima urgência e absoluta prioridade".

Hoje, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), cobrou do ministério a liberação das doses para os estados. De acordo com ele, 678 mil doses que deveriam ser destinadas a São Paulo ainda não foram entregues. O UOL procurou a pasta, que ainda não comentou sobre a demanda de Doria.

O governo do estado de São Paulo solicita ao Ministério da Saúde a liberação de 678 mil vacinas da Janssen que estão estocadas no depósito do Ministério da Saúde desde o dia 25 de junho. Faço isso em nome de todos os governadores dos estados brasileiros. (...) Até dá a impressão de que o Ministério da Saúde não tem pressa. Nós temos.
João Doria, governador de São Paulo

De acordo com a Anvisa, as vacinas doadas pelo governo norte-americano "foram desembaraçadas com prioridade" no mesmo dia em que chegaram ao país. O acordo feito com o Ministério da Saúde determinava que a pasta prestasse "as informações complementares necessárias previamente à distribuição das vacinas".

Conforme explicação da agência, a importação das duas remessas foi liberada "sob termo de guarda e responsabilidade". Com isso, as doses devem ficar armazenados no centro de logística do ministério até a liberação definitiva e uso.

12,4% da população vacinada

O Brasil atingiu hoje a marca de 26,27 milhões de pessoas que completaram a vacinação contra a covid-19. No total, mais de 26,2 milhões brasileiros receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o que corresponde a 12,41% da população. Os números foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados das secretarias estaduais de saúde.

Quanto aos imunizantes que necessitam de duas doses, 1.034.598 brasileiros receberam a primeira delas entre ontem e hoje. O total de vacinados nesta etapa inicial é de 73.569.254, o equivalente a 34,74% da população do país. A segunda dose foi aplicada em 190.122 pessoas nas últimas 24 horas. No mesmo período, 91.058 foram vacinadas com a dose única da Janssen.

Vacinação primeira dose nos estados - UOL - UOL
Vacinação nos estados primeira dose - 30/06
Imagem: UOL