Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Prefeitura de SP vacina pessoas de 44 e 45 anos amanhã; veja novas datas

Divulgadas novas datas da campanha de vacinação na cidade de São Paulo - WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Divulgadas novas datas da campanha de vacinação na cidade de São Paulo Imagem: WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Lucas Borges Teixeira e Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

28/06/2021 18h03Atualizada em 28/06/2021 19h27

A Prefeitura de São Paulo anunciou um novo calendário e vai iniciar amanhã a vacinação de pessoas com 44 e 45 anos.

A informação foi confirmada ao UOL pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. Com isso, a cidade, que tem feito a vacinação de forma escalonada, conseguirá alcançar o estado e iniciar a vacinação de 42 também na quarta-feira (30).

O UOL teve acesso às previsões até a faixa de 41 anos, prevista para a semana que vem. Veja como fica o calendário:

  • Amanhã (29): 44 e 45 anos
  • Quarta-feira (30) e quinta-feira (1º de julho): 42 e 43 anos
  • Sexta-feira (2 de julho): Repescagem das idades anteriores
  • Sábado (3 de julho): Mutirão de segunda dose
  • Segunda a quarta-feira (5 a 7 de julho): 41 anos

A gestão de Ricardo Nunes (MDB) tem feito um escalonamento de idade para vacinar a população, com o objetivo de não faltar doses e não gerar aglomerações. No entanto, a medida não evitou que alguns postos de vacinação tivessem falta do imunizante.

No dia 21, postos da zona leste não receberam doses suficientes e, na semana passada, o UOL mostrou que a situação se repetiu.

O público elegível para a vacinação precisa comparecer ao posto de saúde com um documento com foto, CPF e comprovante de residência com endereço da capital paulista. O pré-cadastro no site Vacina Já não é obrigatório, mas, segundo o governo municipal, diminui o tempo de espera.

Estado distribuirá mais 750 mil doses

O governo de São Paulo, responsável por repassar as doses do Ministério da Saúde, diz que distribuirá amanhã mais 750 mil doses em todo o estado "para o avanço da campanha nos públicos de 40 a 42 anos".

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 264 mil delas vão para a capital. "Com essas doses, o município poderá prosseguir com a campanha e começar a imunização do público de 42 anos nesta quarta-feira", diz a secretaria.

No final de noite, deverão chegar ainda mais 1 milhão de doses de CoronaVac a serem repassados ao PNI (Programa Nacional de Imunização). O estado fica com cerca de 226 mil delas.

"À medida que o Ministério da Saúde encaminha mais doses para o estado, a pasta estadual abastece os municípios. Importante salientar que as doses da vacina da Pfizer e da Janssen que desembarcaram no Brasil na semana passada ainda não chegaram no estado de São Paulo", declarou a pasta.