Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo sugere que novo coronavírus começou a circular em outubro de 2019

Imagem ilustrativa do novo coronavírus; estudo sugere que vírus pode ter começado a circular em outubro de 2019 - Getty Images
Imagem ilustrativa do novo coronavírus; estudo sugere que vírus pode ter começado a circular em outubro de 2019 Imagem: Getty Images

Do Viva Bem, em São Paulo*

25/06/2021 07h50

O novo coronavírus pode ter começado a se espalhar na China em outubro de 2019, dois meses antes de o primeiro caso ser identificado na cidade de Wuhan, sugere um novo estudo publicado hoje na revista PLOS Pathogens.

Pesquisadores da Universidade de Kent da Grã-Bretanha usaram métodos da ciência da conservação para estimar que o SARS-CoV-2 apareceu pela primeira vez do início de outubro a meados de novembro de 2019.

A data mais provável para o surgimento do vírus foi 17 de novembro de 2019, e provavelmente já havia se espalhado globalmente em janeiro de 2020, eles estimaram.

O primeiro caso de covid-19 oficial da China foi em dezembro de 2019 e estava vinculado ao mercado de frutos do mar de Huanan, em Wuhan.

No entanto, alguns dos primeiros casos não tinham conexão conhecida com Huanan, o que sugere que o SARS-CoV-2 já estava circulando antes de chegar ao mercado.

Um estudo conjunto publicado pela China e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no final de março reconheceu que pode ter ocorrido infecções esporádicas em humanos antes do surto de Wuhan.

Em um préprint divulgado nesta semana, Jesse Bloom, do Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle, recuperou dados de sequenciamento deletados dos primeiros casos de covid-19 na China.

Os dados mostraram que as amostras retiradas do mercado de Huanan "não eram representativas" do SARS-CoV-2 como um todo e eram uma variante de uma sequência progenitora que circulava anteriormente, que se espalhou para outras partes da China.

*Com informações da agência Reuters