Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Bebê é operado dentro da barriga da mãe em cirurgia inédita em São Paulo

Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital. - Reprodução/Google Street View
Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital. Imagem: Reprodução/Google Street View

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/06/2021 12h39

A Secretária Municipal de Saúde realizou ontem, pela primeira vez na cidade de São Paulo, uma cirurgia de mielomeningocele em uma gestante com o bebê ainda dentro da barriga. O procedimento ocorreu no Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital.

Mielomeningocele é uma deformação nos ossos da coluna do bebê, que pode nascer com hidrocefalia, o acúmulo de líquido produzido no crânio que causa deficiência intelectual. O procedimento na gestante de 24 semanas começou às 9h manhã e durou cerca de quatro horas, segundo a TV Globo.

A cirurgia já havia ocorrido nas redes estadual e privada de São Paulo, mas é inédita na Saúde Pública paulistana. De acordo com o professor Rodrigo Ruano, chefe de medicina e cirurgia fetal da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, a cirurgia significa um grande avanço na rede municipal.

"Isso, na rede pública de saúde, que atinge um grande número de pessoas, é importante não só para o tratamento específico dessa criança, dessa gestante, desse bebê agora, mas também para prevenir futuros casos", diz o especialista.

No procedimento, cirurgiões fazem um corte longitudinal para chegar ao útero, de onde tiram o líquido amniótico. Depois, costuram os tecidos da coluna do feto, devolvem o líquido, fecham o útero e o corte na barriga da mãe.

"Quando a gente faz a cirurgia dentro do útero, a gente fecha esse problema nas costas e, daí, essa parte do cérebro, essa parte posterior que desce, que obstruiu atrás, ela volta ao normal. E voltando ao normal, reduz significativamente a chance de líquido na cabeça, a hidrocefalia. E com isso, reduz a chance que essa criança tenha infecções ou cirurgias após o nascimento", explica Ruano.