Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Teresa Cristina: "Existe pressão para as mulheres serem Benjamin Button"

Do VivaBem, em São Paulo

24/06/2021 16h21

No quarto painel do evento Ageless Talks, cujo tema foi "Nada de parar, eles seguem produzindo, empreendendo e se reinventado", que aconteceu nesta quinta-feira (24), a cantora e compositora Teresa Cristina afirmou que existe uma pressão para as mulheres serem sempre jovens, "como Benjamin Button", em referência ao filme em que o protagonista nasce idoso e vai ficando mais jovem à medida que o tempo passa.


"Além do etarismo, a mulher tem que ser eternamente jovem, o rosto, o corpo, alguma coisa da mulher tem que insinuar ao homem que ela ainda possui um tipo de virgindade. Existe alguma coisa nela que algum homem precisa inaugurar", disse. Segundo ela, as estrelas de cinema e de novela são cada vez mais novas, e que vê atrizes com 30 anos representando papéis de mães de "adolescentes" de quase 20 anos. "Isso me choca muito, essa pressão de você tentar ser esse Benjamin Button conforme o tempo vai passando. Tem mulheres que estão virando bebê. A gente acaba tirando essa história e vivência do nosso rosto".


O jornalista Marcelo Tas, que também participou do painel, reforçou a importância de lutar contra a discriminação etária, que às vezes existe nas empresas, como mostram os dados de que 400 mil pessoas acima de 50 anos estão desempregadas. "É importante que o etarismo seja um dado junto com o preconceito racial. É claro que cada um tem um peso, nós temos uma dívida do preconceito racial que não dá nem para compará-la com nenhuma outra, mas o etarismo também deve ser pauta".


Entretanto, a influenciadora digital Consuelo Blocker, também convidada do painel, disse que há quem valorize o amadurecimento e comentou que, no seu caso, as pessoas acabam se interessando por ela porque percebem que é possível ter uma vida divertida aos 57 anos de idade. "Dá para ter uma vida cheia de energia, se divertir ao se vestir, ao se maquiar, ao fazer cabelo, ao namorar. Quando você identifica isso vira uma oportunidade comercial até".

Ageless Talks 2021

Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks é um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira como foi a segunda edição do evento (clique no nome de cada painel para assisti-lo no Youtube):

PAINEL 1: ETARISMO: O PRECONCEITO COM A IDADE QUE AFETA A SAÚDE
Com Carla Vilhena, jornalista; Nany People, humorista; e Alexandre da Silva, doutor em saúde pública e especialista em envelhecimento. Mediação de Cris Guerra, escritora e comunicadora.

PAINEL 2: SEXO E LIBIDO NA MATURIDADE: TUDO QUE VOCÊ QUERIA PERGUNTAR
Com Adriane Galisteu, atriz e apresentadora; e Jairo Bouer, especialista em sexualidade. Mediação de Gisele Vitória, jornalista.

PAINEL 3: DITADURA DA ACEITAÇÃO X DITADURA DA ETERNA JUVENTUDE: COMO ABRAÇAR A BELEZA DA MATURIDADE SEM NEURAS
Com Bruna Lombardi, atriz e palestrante; Claudia Liz, artista multimídia; Mônica Moura, modelo e atriz. Mediação de Fabi Gomes, colunista e apresentadora em Universa.

ENTREVISTA: MÔNICA MARTELLI FALA SOBRE ENVELHECIMENTO, SEXO E MENOPAUSA

PAINEL 4: NADA DE PARAR: ELES SEGUEM PRODUZINDO, EMPREENDENDO E SE REINVENTANDO
Com Marcelo Tas, jornalista; Teresa Cristina, cantora e compositora; e Consuelo Blocker, influenciadora digital. Mediação de Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL.

PAINEL 5: MATURIDADE EM FORMA - COMO EVITAR GANHO DE PESO E SE MANTER ATIVO DEPOIS DOS 45 ANOS
Com Silvia Poppovic, jornalista e apresentadora; Otaviano Costa, ator e apresentador; e Márcio Lui, personal trainer. Mediação de Silvia Ruiz, jornalista e e autora da coluna Ageless

ENCERRAMENTO: ANGELA DIPPE FAZ UM DISCURSO CHEIO DE HUMOR SOBRE ENVELHECIMENTO