Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cinco capitais têm vacinação suspensa da 1ª dose contra covid-19 hoje

Capitais enfrentam falta de vacinas contra a covid-19 - iStock
Capitais enfrentam falta de vacinas contra a covid-19 Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

24/06/2021 10h29Atualizada em 25/06/2021 15h16

Ao menos cinco capitais brasileiras seguem com a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 suspensas hoje devido à falta de imunizantes. São elas: Aracaju, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Luís.

Essas cidades aplicam somente a segunda dose, com exceção de Salvador, que paralisou totalmente sua campanha de vacinação.

Campo Grande, que ontem não aplicou primeiras doses, voltou a vacinar grupos específicos hoje: tutores de pessoas com deficiência permanente e necessidades especiais com 18 anos ou mais e lactantes com 18 anos ou mais. Veja detalhes no site da prefeitura.

Outras cidades que só aplicam a primeira dose a grupos reduzidos são Rio Branco, Florianópolis e Cuiabá.

A tendência é que a partir de amanhã, com o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, a vacinação possa ser retomada em todas as capitais.

Confira abaixo como está a vacinação nas capitais que enfrentam falta de vacinas:

Aracaju

A capital sergipana entrou no terceiro dia sem aplicação de primeira dose da vacina contra a covid-19. A prefeitura de Aracaju informou que a vacinação segue para quem vai tomar a segunda dose com o imunizante de Oxford/AstraZeneca.

João Pessoa

Enquanto aguarda a chegada de um novo lote de vacinas —hoje é o segundo dia sem primeira dose—, a prefeitura de João Pessoa segue com a aplicação da segunda dose com as vacinas da AstraZeneca (Fiocruz), para quem tomou a primeira dose há 90 dias, e CoronaVac (Butantan), para quem recebeu a dose inicial há mais de 28 dias.

Quem for se vacinar pode utilizar descontos nos aplicativos de transporte 99 e Uber. Foram disponibilizados códigos promocionais para serem usados em duas viagens e que garantem a gratuidade em deslocamentos de até R$ 25 cada.

O passo a passo de como ativar o desconto e a lista com os locais de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura de João Pessoa.

Porto Alegre

A capital gaúcha suspendeu pelo segundo dia a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus. Somente é possível fazer o agendamento via aplicativo 156+POA, enquanto houver horários disponíveis.

A aplicação da segunda dose segue para quem tomou a primeira dose das vacinas da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. A lista de postos onde há vacinação pode ser consultada no site da prefeitura de Porto Alegre.

Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador informou que a aplicação da primeira e segunda doses seguem suspensas na capital baiana hoje. Segundo a pasta, já foram imunizados aqueles que precisavam completar o esquema vacinal com a data marcada até 30 de junho.

A previsão, de acordo com a secretaria, é retomar a campanha de vacinação amanhã, caso um novo lote de vacinas seja enviado pelo governo federal.

São Luís

A prefeitura de São Luís, capital com a vacinação mais avançada, informou que segue apenas com a aplicação de segundas doses de vacina contra a covid-19, exclusivamente no Centro Municipal de Vacinação - Sebrae, das 8h às 18h.

O município disse aguardar o recebimento de novas doses para anunciar o calendário de segunda chamada para quem perdeu a data da vacina.