Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: Brasil chega a 24,6 mi de vacinados com 2 doses, 11,64% da população

Mais de 24,6 milhões de brasileiros já receberam as duas doses de vacina contra a covid-19 - WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Mais de 24,6 milhões de brasileiros já receberam as duas doses de vacina contra a covid-19 Imagem: WILLIAN MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

23/06/2021 20h05Atualizada em 23/06/2021 20h49

O Brasil atingiu a marca de 24,6 milhões de vacinados com duas doses contra a covid-19 nesta quarta-feira (23). No total, a dose de reforço foi aplicada em 24.642.156 brasileiros, o equivalente a 11,64% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, baseado nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, 1.550.849 pessoas receberam a primeira dose de imunizante. O total de vacinados nesta fase inicial chegou a 67.205.588, o correspondente a 31,74% da população nacional. A segunda dose foi aplicada em outras 132.448 entre ontem e hoje.

Vacinação primeira dose - 23/06 - UOL - UOL
Imagem: UOL

A aplicação de duas doses de vacina é uma recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para um combate mais eficiente à doença.

Mato Grosso do Sul continua na liderança entre os estados que, proporcionalmente, mais aplicaram a primeira dose: 38,66% de sua população. Os sul-mato-grossenses também lideram entre aqueles que mais vacinaram com a segunda dose: 15,32% dos habitantes locais.

Vacinação segunda dose - 23/06 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Butantan deve receber no sábado mais 6.000 litros de IFA

No próximo sábado (26), o Instituto Butantan deve receber mais 6.000 litros de insumo farmacêutico ativo (IFA), suficientes para produzir cerca de 10 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19.

Segundo o governador de São Paulo, João Doria, os insumos, provenientes da China, devem chegar ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.

"A autorização já foi emitida pelo governo da China. O embarque já está preparado. Estamos aguardando apenas autorização para que o voo fretado, que está em Bruxelas, na Bélgica, possa seguir até Pequim para o embarque de 6.000 litros de IFA e chegada ao aeroporto de Viracopos no próximo sábado", disse Doria.

A última remessa de insumos para a CoronaVac chegou no dia 25 de maio, com 3.000 litros.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!