Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


São Luís planeja vacinar adolescentes e fica à espera de liberação

Prefeito de São Luís, Eduardo Braide acompanha vacinação; plano para vacinar adolescentes - Divulgação
Prefeito de São Luís, Eduardo Braide acompanha vacinação; plano para vacinar adolescentes Imagem: Divulgação

Do VivaBem, em São Paulo

23/06/2021 09h02Atualizada em 23/06/2021 09h03

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), disse que a cidade planeja a vacinação contra covid-19 de adolescentes enquanto espera a liberação do Ministério da Saúde para imunizar a faixa etária. Em entrevista à CNN, Braide disse que a capital maranhense já está sentindo os efeitos positivos da aplicação de vacinas na população adulta.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou no dia 11 de junho o uso da vacina Pfizer em adolescentes com mais de 12 anos. Os outros imunizantes ainda não foram liberados para a faixa etária, sendo que até o momento o Ministério da Saúde prevê no PNI (Plano Nacional de Imunização) a aplicação de doses em pessoas com mais de 18 anos.

"Já estamos planejando a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos sabendo que, embora a Anvisa tenha autorizado a utilização de uma vacina para aplicação nesse público, precisamos da autorização do Ministério da Saúde", disse Braide.

Ontem, São Luís iniciou a vacinação de adultos com mais de 18 anos sem comorbidades. Porém, hoje está sendo aplicada apenas a segunda dose enquanto a capital maranhense espera a chegada de mais vacinas.

Segundo o prefeito, cerca de 600 mil pessoas — de um público-alvo total estimado de 720 mil — receberam pelo menos a primeira dose. Segundo Eduardo Braide, o efeito da vacinação já é avaliado como positivo por especialistas.

"Temos analisado todo o boletim epidemiológico e conversado com infectologistas e a boa notícia é que aqui a curva já praticamente parou. Estamos no platô, já com indicativo muito forte de queda. Tenho certeza que o resultado dessa vacinação em massa nós vamos colher nos próximos dias com redução drástica dos índices de internação", disse.

Segundo o último levantamento da prefeitura de São Luís, 114.992 mil pessoas completaram a imunização com a aplicação das duas doses.