Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vecina: Falta de coordenação federal gera 'clima de confusão' em vacinação

Do UOL, em São Paulo

22/06/2021 08h47

O Brasil enfrenta um 'clima de confusão' na vacinação contra a covid-19 por falta de coordenação federal, avaliou o médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Gonzalo Vecina Neto em participação ao UOL News.

Ontem, a cidade de São Paulo suspendeu a aplicação de vacinas por um dia após desabastecimento nos postos de saúde. Aracaju, Campos Grande e Florianópolis também tiveram interrupção no processo de imunização.

O clima de confusão no processo de vacinação está evidente. Isto é prova não de que governos estaduais e municipais sejam necessariamente e totalmente incompetentes. Prova da falta de Ministério da Saúde, de coordenação federal num estado federal como é o Brasil. Não estamos tendo essa coordenação federal e com isso está acontecendo esse clima muito ruim
Gonzalo Vecina, ex-presidente da Anvisa

Segundo Vecina, existe um clima de busca por vacina no Brasil, mas a falta de doses pode causar um clima de frustração na população.

"Existem diversos tipos de erro. Tem o erro que é sobrar vacina sem tomar, que pode levar ao vencimento da vacina. Estimular as pessoas a tomar a vacina e não deixar sobrar não pode ser considerado um erro", disse.

"Por outro lado, dizer para pessoas que tem vacina e não ter vacina frustra as pessoas. As pessoas estão muito interessadas em se vacinar, há um clima de busca de vacina. Este tipo de comportamento vai fazer com que algumas pessoas se afastem, é um erro", completou.