Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Estudo indica combinação de atividades para fugir do sedentarismo

Recomendação inclui diminuir tempo sentado e aumentar exercícios de intensidade moderada e vigorosa - Getty Images
Recomendação inclui diminuir tempo sentado e aumentar exercícios de intensidade moderada e vigorosa Imagem: Getty Images

Jornal da USP

20/06/2021 11h53

Cientistas da Universidade Caledônia de Glasgow, em conjunto com a Universidade Federal de Pelotas, descobriram uma espécie de "coquetel" de exercícios para reduzir os riscos de morte prematura e aumentar a longevidade. Eles descobriram que ficar sentado por muito tempo pode desfazer os benefícios da prática de atividades físicas.

Ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Ana Jéssica Pinto, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição das Faculdades de Medicina (FM) e de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, afirma que existem duas situações distintas: inatividade física e sedentarismo. O primeiro caso ocorre quando a pessoa não atinge os 150 minutos de atividade semanais recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já o sedentarismo consiste em permanecer muito tempo em atividades na posição de repouso, como sentado ou deitado.

"O estudo é muito legal porque ele tenta combinar duas coisas distintas. A gente tem atividade física e tempo sedentário sendo avaliados em conjunto", diz. "Durante as 24 horas do dia, a gente tem três possibilidades: estar dormindo, estar fazendo uma atividade sedentária ou fazendo um comportamento ativo", explica. Esse comportamento ativo é dividido pelas intensidades muito leve, leve, moderada e vigorosa. "O tempo que você passa em cada uma dessas coisas pode afetar sua saúde."

A pesquisa indica que apenas cumprir com a recomendação semanal não é suficiente. Os benefícios da atividade física estão relacionados não só com a duração do exercício, mas também com o tempo gasto na atividade sedentária. "Eles identificaram que um tempo sedentário maior que 11 horas por dia era capaz de anular esse benefício que a gente viu com a prática de atividade moderada e rigorosa."

Os pesquisadores recomendam uma combinação de atividades. Ana explica que três minutos de exercício moderado a vigoroso por dia, acrescidos de seis horas de atividade física leve e nove horas de tempo sedentário podem representar uma redução de 30% no risco de mortalidade. Esse é apenas um exemplo de combinação. "Eu posso não conseguir atingir a recomendação [de 150 minutos semanais], mas ainda assim ter uma proteção com outros tipos de atividade." A pesquisadora ressalta que o importante é combinar o aumento da atividade física e a redução do tempo sedentário.

Desde 2016, o Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição estuda os efeitos de reduzir o tempo sedentário em populações clínicas. Por meio de um estudo já concluído, o grupo observou a redução da glicose, os marcadores de inflamação, a pressão arterial e algumas classes de lipídios através de diferentes tipos de exercícios. "A conclusão da recomendação da OMS é que qualquer movimento conta, então movimente-se mais e sente-se menos", conclui.