Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: Com dados incertos em MG, Brasil bate recorde em número de vacinados

Mais de 24 milhões de brasileiros já receberam as duas doses de vacina contra a covid-19 - SOFIA LUZ/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
Mais de 24 milhões de brasileiros já receberam as duas doses de vacina contra a covid-19 Imagem: SOFIA LUZ/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

17/06/2021 20h07Atualizada em 17/06/2021 23h30

O Brasil alcançou a marca de 24 milhões de vacinados com duas doses contra covid-19 nesta quinta-feira (17). No total, 24.085.577 brasileiros receberam a segunda dose de imunizante contra a doença, o equivalente a 11,37% da população do país. Os dados foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, a primeira dose de vacina foi aplicada em 2.088.159 pessoas, um recorde em aplicação em 24 horas se não tiver havido problema no registro em Minas Gerais.

Isso porque, devido a uma reformulação no sistema de contabilização do 'Vacinômetro' em Minas Gerais, o total de aplicações de segundas doses no estado divulgado hoje é menor do que foi informado na quarta-feira (16). Segundo a secretaria de estado, "alguns municípios informaram em campos errados o número de doses".

Antes de hoje, o maior número de vacinas aplicados em um dia havia sido registrado em 23 de abril, com 1.744.001 doses.

Com isso, o país chegou a um total de 60.381.020 imunizados nesta fase inicial —o correspondente a 28,51% da população nacional. Entre ontem e hoje, outras 132.686 receberam a segunda dose.

A aplicação de duas doses de vacina é uma recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para um combate mais eficiente ao novo coronavírus.

Mato Grosso do Sul continua como o estado que, proporcionalmente, mais aplicou a primeira dose de imunizante em sua população: 36,59% de seus habitantes.

Em termos percentuais, o Rio Grande do Sul é como o estado que mais vacinou com a segunda dose: 14,45% da população local.

Vacinação primeira dose - 17/06 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Falta de documentos trava chegada de 4 milhões de doses da Covaxin

Quase duas semanas após a vacina Covaxin ter sido aprovada com restrições pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), uma questão burocrática tem travado a chegada ao Brasil de 4 milhões de doses da vacina indiana Covaxin contra a covid-19.

A Precisa Medicamentos, responsável pelo imunizante no país, e o Ministério da Saúde não têm se entendido quanto à licença de importação junto à Anvisa.

Questionada pelo UOL no início da semana, a empresa disse que, como o ministério é o importador, cabe à pasta pedir a licença de importação. Mas o ministério informou que ainda faltavam documentos para conseguir pedir a licença.

Na terça-feira (15), a Precisa disse à reportagem que apenas após a emissão da licença é possível prever uma data de entrega dos 4 milhões de doses. "As doses estão prontas, aguardando a emissão da LI [licença de importação] para serem embarcadas", afirmou a empresa, que informa que as doses serão entregues "em uma única remessa".

Vacinação segunda dose - 17/06 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!