Topo

Queiroga descarta vacina da Janssen nesta semana: provavelmente na próxima

Ministro da Saúde não confirma data, mas diz esperar doses na próxima semana  - KAMIL KRZACZYNSKI / AFP
Ministro da Saúde não confirma data, mas diz esperar doses na próxima semana Imagem: KAMIL KRZACZYNSKI / AFP

Colaboração para o UOL

17/06/2021 17h50

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje esperar para a próxima semana o lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a covid-19. Anteriormente marcada para chegar dia 15 de junho, a previsão não se confirmou.

Na segunda-feira (14), o ministério informou que a nova expectativa de entrega era para "ainda esta semana", em três remessas. Com a afirmação do ministro, a chegada das doses é adiada mais uma vez.

"A vacina da Janssen também estamos esperando, vai chegar provavelmente na próxima semana", afirmou, sem cravar uma data.

O ministro também voltou a dizer que a principal prioridade da pasta é acelerar a vacinação no Brasil para "por fim ao caráter pandêmico da doença". "A gente já está muito satisfeito com o que temos conseguindo e vamos procurar mais doses. E com isso por fim ao caráter pandêmico da doença e a partir daí pensar uma ambiência melhor pro nosso país", disse.

Marcelo Queiroga disse ainda também que a nova secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19, a médica Rosana Leite de Melo, irá ajudá-lo nisso. "A secretária pretende ter uma comunicação mais eficiente com a sociedade brasileira, organizar os dados epidemiológicos de uma maneira mais consistente, para ficar uma visualização mais fácil. E articular as ações das diversas secretarias finalísticas", explicou.

Esta semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a extensão do prazo de validade do imunizante fabricado pela Johnson & Johnson. Ele tinha vencimento previsto para 27 de junho, mas agora estendeu até o início de agosto.

A confirmação do atraso da entrega das vacinas da Janssen veio um dia depois do anúncio da chegada de 7 milhões de doses da vacina da Pfizer. O lote deve ser recebido no Brasil em julho, junto com outras 8 milhões de doses da mesma vacina.