PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Covid: Guarulhos (SP) começa a vacinar pessoas de 50 anos ou mais

Prefeitura de Guarulhos antecipa calendário estadual de vacinação  - iStock
Prefeitura de Guarulhos antecipa calendário estadual de vacinação Imagem: iStock

Colaboração para UOL

14/06/2021 16h00

A Prefeitura de Guarulhos antecipou o calendário estadual de vacinação e começou a imunizar hoje as pessoas com 50 anos ou mais contra a covid-19.

As pessoas dessa faixa etária já podem se cadastrar no site da prefeitura, na aba 'Vacivida', e agendar a imunização em uma das 66 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 8h às 17h.

O cadastro já está aberto para toda a população maior de 18 anos e o agendamento é feito gradualmente, disponibilizado conforme acronologia das novas fases do plano de imunização.

De acordo com a prefeitura, só ontem o sistema online registrou 6.818 cadastramentos, totalizando mais de 106 mil desde 26 de maio passado, quando teve início a operação do novo portal.

Quem pode se vacinar?

Podem se vacinar diretamente nas UBS, sem necessidade de cadastro prévio, os grupos que foram contemplados nas primeiras fases da campanha de vacinação contra a covid-19, conforme a relação abaixo:

  • Pessoa idosa (60 anos ou mais);
  • Pessoa com síndrome de Down (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;
  • Trabalhador da saúde (18 anos ou mais): comprovar vinculação ativa com serviço de saúde do município de Guarulhos mediante apresentação de carteira de trabalho ou holerite (original e cópia), ou declaração emitida pelo serviço de saúde em papel timbrado contendo data, nome e assinatura do responsável. As cópias serão retidas pela UBS, exceto a declaração da empresa, que será retida a via original.
  • Pessoas com doença renal em diálise (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;
  • Pessoas transplantadas imunossuprimidas (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;
  • Gestantes e puérperas com comorbidades (18 anos ou mais): apresentar relatório médico;
  • Gestantes e puérperas sem comorbidades (18 anos ou mais);
  • Pessoas com deficiência permanente de 18 a 59 anos: apresentar relatório médico;
  • Pessoas com doenças crônicas (18 anos ou mais): apresentar relatório/prescrição médica;
  • Motoristas e cobradores de transporte intermunicipal (18 anos ou mais): comprovar vinculação ativa com serviço de transporte no município de Guarulhos;
  • Motoristas e cobradores de transporte municipal (18 anos ou mais): comprovar vinculação ativa com serviço de transporte no município de Guarulhos;
  • 2ª dose de pessoas que moram ou trabalham (comprovadamente) em Guarulhos e perderam a data do agendamento da 2ª dose.
Os profissionais da educação que atuam nas redes municipal, estadual e particular de Guarulhos, com atendimento na educação infantil (creche e pré-escola), não precisam se cadastrar no site da prefeitura. É necessário fazer o cadastro no site vacinaja.sp.gov.br/educacao e aguardar o recebimento do QR Code para vacinar na UBS mais próxima.
Já os professores e profissionais que atuam nas escolas das redes pública e particular no ensino fundamental, educação de jovens e adultos, ensinos médio e superior, profissionalizante, professores especialistas ou em órgãos administrativos, como Secretaria de Educação, CEUs e Diretorias de Ensino, além do cadastramento no vacinaja.sp.gov.br/educação, também precisam se cadastrar no sistema online GRU Vacina (https://bit.ly/VacinaGru) para receberem a imunização.
No dia da vacinação, esses profissionais devem apresentar o QR Code, cópia do holerite referente ao mês de maio de 2021, cópia do comprovante de endereço, documento de identificação com foto e cartão do SUS.

Saúde