Topo

Covid: Brasil alcança 23,6 mi vacinados com duas doses, 11,17% da população

Mais de 23,6 milhões de brasileiros já foram vacinados com duas doses de imunizante contra a covid-19 - OSWALDO FORTE/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Mais de 23,6 milhões de brasileiros já foram vacinados com duas doses de imunizante contra a covid-19 Imagem: OSWALDO FORTE/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

12/06/2021 20h06

Neste sábado (12), o Brasil alcançou a marca de 23,6 milhões de vacinados com duas doses contra a covid-19. No total, 23.644.928 brasileiros receberam a dose de reforço do imunizante contra a doença, o correspondente a 11,17% da população nacional. Os dados foram coletados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, a primeira dose de vacina foi aplicada em 591.349 pessoas em todo o país, chegando a um total de 54.433.932 imunizados nesta etapa inicial - o que representa 25,71% da população do país. Nas últimas 24 horas, a dose de reforço foi aplicada em outras 14.412.

Acre, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro não divulgaram dados atualizados sobre a vacinação até o fechamento do boletim do consórcio de imprensa, às 20h.

A aplicação de duas doses de vacina contra a covid-19 é uma recomendação feita pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech.

Proporcionalmente, o Mato Grosso do Sul permanece em primeiro lugar entre os estados que mais vacinaram sua população com a primeira dose: 35,75% de seus habitantes.

O Rio Grande do Sul se mantém como o estado que, em termos percentuais, mais aplicou a segunda dose: 14,22% de sua população.

vacinacao - UOL - UOL
Imagem: UOL

Saúde confirma que EUA enviarão 3 milhões de doses da vacina Janssen

O Ministério da Saúde confirmou a antecipação de pouco mais de 3 milhões de doses da vacina Janssen ao Brasil, após a farmacêutica Johnson & Johnson obter autorização do FDA, órgão regulador norte-americano.

A pasta não confirmou a data exata para a chegada dos imunizantes contra a covid-19, mas a expectativa é que aconteça ao longo da próxima semana.

O FDA estendeu de 27 de junho para 8 de agosto o prazo de validade desse lote de vacinas. Contudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda precisa verificar a ampliação da validade.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!