Topo

Covid: Brasil tem 23,4 milhões de vacinados com 2 doses, 11,1% da população

Mais de 23,4 milhões de brasileiros já receberam as duas doses de vacina contra a covid-19 - Odair Leal/Secom AC
Mais de 23,4 milhões de brasileiros já receberam as duas doses de vacina contra a covid-19 Imagem: Odair Leal/Secom AC

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

09/06/2021 20h04

O Brasil chegou nesta quarta-feira (9) à marca de 23,4 milhões de vacinados com duas doses contra a covid-19. Até o momento, 23.418.325 receberam a dose de reforço de vacina contra a doença, o correspondente a 11,06% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

A primeira dose de imunizante foi aplicada em 893.220 brasileiros entre ontem e hoje, chegando a um total de 51.846.929 vacinados nesta fase inicial, o equivalente a 24,48% da população nacional. Nas últimas 24 horas, outros 114.766 receberam a dose de reforço.

A aplicação de duas doses de vacina é recomendada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech.

Mato Grosso do Sul continua na liderança entre os estados que, proporcionalmente, mais vacinaram com a primeira dose: 33,77% de sua população.

Em termos percentuais, o Rio Grande do Sul permanece à frente entre os estados que mais aplicaram a segunda dose: 14,03% de seus habitantes.

Vacinação primeira dose 9/6 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

4,4 milhões não tomaram a segunda dose dentro do prazo

Segundo o Ministério da Saúde, 4,4 milhões de pessoas deixaram de tomar a segunda dose das vacinas contra a covid-19 no prazo recomendado.

O número representa cerca de 8,5% da marca de 51,8 milhões de brasileiros já vacinados com a primeira dose de uma vacina contra o novo coronavírus — 24,48% da população do país.

vacinação segunda dose 9/6 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!