Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Governador promete vacinar todos os adultos do PA até o final de setembro

Prazo foi pensado tendo em vista a estimativa de entrega de doses por parte do Ministério da Saúde, disse Helder - Reprodução/Twitter
Prazo foi pensado tendo em vista a estimativa de entrega de doses por parte do Ministério da Saúde, disse Helder Imagem: Reprodução/Twitter

De VivaBem, em São Paulo

08/06/2021 16h11Atualizada em 08/06/2021 16h46

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), prometeu hoje imunizar toda a população adulta do estado até o final de setembro com ao menos a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

Em vídeo gravado para as redes sociais, Helder disse que o prazo foi pensado tendo em vista a estimativa de entrega de doses por parte do Ministério da Saúde.

Esta é uma conquista fundamental para salvar a vida da população. Agora, claro, também peço que cada um continue usando máscara, continue se protegendo e, acima de tudo, olhe o seu cronograma, o seu calendário, e venha se vacinar. Helder Barbalho (MDB), governador do Pará

O governador paraense também destacou que, ao se cumprir a meta, toda a população adulta do Pará terá recebido ao menos a primeira dose contra a covid-19 antes do Círio de Nazaré.

O Círio é uma celebração de origem católica que ocorre sempre no segundo domingo de outubro — neste ano, dia 10 — em Belém e reúne devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

No ano passado, mesmo com a procissão do Círio tendo sido oficialmente cancelada devido aos temores envolvendo a covid-19, fiéis foram às ruas de Belém e se aglomeraram em devoção.

25,7% dos adultos paraenses já estão imunizados com a primeira dose contra a covid-19, enquanto 12,7% já receberam a segunda dose e completaram a imunização, segundo dados atualizados ontem pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

O índice do Pará está abaixo da média nacional — 30,8% da população adulta do país já recebeu a primeira dose, enquanto 14,3% já recebeu a segunda —, fato este que se repete entre todos os estados da região Norte.

Prazos

Helder não é o primeiro chefe de poder Executivo a prometer um prazo para vacinar toda a população adulta de um estado ou de um município brasileiro.

Em meados de maio, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prometeu vacinar todos os cariocas acima de 18 anos contra a covid-19 até a última dezena de outubro. O prazo estabelecido, porém, esbarra no atual ritmo de vacinação do município.

Na última quarta-feira (2), foi a vez do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), estabelecer a promessa de vacinar todos os adultos residentes em São Paulo com ao menos a primeira dose até 31 de outubro.

Em entrevista no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, foi divulgado o calendário completo da imunização e pontuado que o prazo é uma previsão, visto que tudo depende da distribuição de doses disponíveis no PNI (Programa Nacional de Imunização).

Mais recentemente, na última sexta-feira (4), foi a vez do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), prometer vacinar todos os gaúchos adultos com ao menos a primeira dose até 30 de setembro.