Topo

Covid: Brasil tem 23 milhões de vacinados com 2 doses, 10,87% da população

Mais de 23 milhões de brasileiros já receberam as duas doses de vacina contra a covid-19 - Divulgação/Prefeitura de Fortaleza
Mais de 23 milhões de brasileiros já receberam as duas doses de vacina contra a covid-19 Imagem: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/06/2021 20h06Atualizada em 07/06/2021 20h47

O Brasil chegou à marca de 23 milhões de vacinados com duas doses contra a covid nesta segunda-feira (7). Até o momento, 23.026.663 pessoas receberam a dose de reforço da vacina contra a doença, o que corresponde a 10,87% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, a primeira dose de imunizante foi aplicada em 606.856 brasileiros, contabilizando um total de 49.584.110 vacinados nesta fase inicial - o que representa 23,42% da população nacional. Outros 96.549 receberam a dose de reforço nas últimas 24 horas.

A aplicação de duas doses de vacina contra a covid-19 é uma recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech.

Mato Grosso do Sul se mantém na frente entre os estados que, proporcionalmente, mais vacinaram seus habitantes com a primeira dose: 32,88% de sua população.

Em termos percentuais, o Rio Grande do Sul permanece na liderança entre os estados que mais aplicaram a segunda dose: 13,78% de seus habitantes.

Vacinação 7/6 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Butantan já tem estocados 7 milhões de doses da ButanVac

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje que o Instituto Butantan já tem estocados 7 milhões de doses da ButanVac, vacina desenvolvida pelo instituto contra a covid-19, mas que ainda não tem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

"Evidentemente, vamos aguardar autorização da Anvisa, mas já temos 7 milhões de doses prontas, estocadas, armazenadas e refrigeradas no Instituto Butantan", disse Doria em uma coletiva de imprensa hoje.

Ainda não testado em seres humanos, o imunizante está sendo produzido desde o fim de abril, como foi anunciado pelo diretor do Butantan, Dimas Covas, em seu depoimento à CPI da Covid. Segundo ele, a meta é entregar 18 milhões de doses até 31 de julho e 40 milhões até 30 de setembro.

A ButanVac foi desenvolvida em conjunto com o Instituto Monte Sinai, de Nova York, e ainda não foi submetida a ensaios clínicos em seres humanos. Ou seja, ainda não há dados sobre a eficácia e a segurança da vacina.

Vacinação segunda dose 7/6 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!