Topo

Seis estados e DF pedem à Anvisa uso emergencial da Sputnik V

Consórcio Brasil Central quer aprovação do uso emergencial da Sputnik V  - Amanda Perobelli/Reuters
Consórcio Brasil Central quer aprovação do uso emergencial da Sputnik V Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Colaboração para o UOL

07/06/2021 20h46Atualizada em 07/06/2021 23h23

Os estados que fazem parte do Consórcio Brasil Central, que reúne Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins e Rondônia, além do Distrito Federal, pediram hoje à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a aprovação para uso emergencial da vacina Sputnik V.

Na sexta-feira, a agência autorizou a importação do imunizante contra o novo coronavírus produzido pelo Instituto Gamaleya para os estados que fazem parte do Consórcio Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Desde abril, o Consórcio Brasil Central negocia com o Fundo Soberano Russo a compra de 28 milhões de doses da Sputnik V. O consórcio afirma que aguarda a aprovação do uso emergencial da vacina pela Anvisa para finalizar a transação.

A autorização dada pela agência na sexta-feira para importação da Sputnik V foi feita mediante uma série de limitações, tais como:

  • importação somente de vacinas das fábricas inspecionadas pela Anvisa na Rússia (Generium e Pharmstandard UfaVita)
  • obrigação de análise lote a lote que comprove ausência de vírus replicantes e outras características de qualidade
  • notificação de eventos adversos graves em até 24 horas

Além da Sputnik V, a Anvisa também liberou na sexta a importação de doses da Covaxin, vacina produzida pela Bharat Biotech, da Índia.