Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Com gastrite, Lucas Chumbo sai de "No Limite"; ficar sem comer piora?

Divulgação/Globo
Imagem: Divulgação/Globo

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

02/06/2021 14h44

Debilitado fisicamente e diagnosticado com gastrite, o surfista Lucas Chumbo pediu para ser votado pelos colegas e foi eliminado do "No Limite 5", o reality show da Globo, na última terça-feira (1º).

No programa, os participantes precisam sobreviver na natureza sem ajuda externa, o que pode ter piorado o quadro de Chumbo.

"A gastrite é uma inflamação da mucosa que é a parede do estômago. Na maioria das vezes, ela é crônica e causada por uma bactéria chamada Helicobacter pylori ou é a chamada de gastrite nervosa, que tem o nome técnico de dispepsia funcional. Esse quadro acontece por ansiedade, dietas desequilibradas e quando a pessoa fica sem comer por muito tempo, o que pode ser o caso do participante do programa. Nesse caso, melhorando a qualidade da alimentação, o quadro tende a melhorar", aponta Rômulo Pereira, gastroenterologista, nutrólogo e presidente da Sociedade de Gastroenterolgia de Goiás.

Para quem apresenta a gastrite nervosa, recomenda-se controlar o estresse e a ansiedade, evitar o jejum prolongado e o consumo excessivo de café, condimentos ou bebidas gaseificadas, que distendem o estômago, além de controlar o consumo de alimentos gordurosos ou com muito açúcar.

De acordo com o médico, alguns pacientes podem evoluir para úlcera e, mais raramente, para câncer de estômago. Outros quadros, também mais raros, são a gastrite atrófica e gastrite autoimune.

Sintomas de gastrite

As manifestações da gastrite são muito variáveis. Dependem do grau da doença (leve, moderado ou intenso), das causas e da existência simultânea de outras alterações, como refluxo, problemas na vesícula ou mesmo ansiedade. As principais queixas são:

  • Desconforto, queimação ou dor na parte superior do abdome;
  • Empachamento (sensação de estar com a barriga cheia ou pesada, mesmo comendo pouco);
  • Distensão abdominal;
  • Náuseas ou vômitos.

*Com informações de reportagem de 07/08/2018.