Topo

Emilio Orciollo: "Minha saúde e meu bem-estar estão acima do personagem"

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

01/06/2021 11h36

O ator Emilio Orciollo Netto falou um pouco mais sobre como foi interpretar o personagem Edvaldo no filme "Por Trás do Céu" (2015), de Caio Sóh.

Ele participou do debate sobre procedimentos estéticos da campanha de VivaBem "Tenha Uma Boca Saudável", realizado nesta terça-feira (1º). Junto com ele, participaram também os cirurgiões-dentistas Fábio Bibancos e Carol Lemos.

Para se preparar para viver o papel, Netto decidiu, junto com a direção do longa, serrar um dente e trocar as obturações para deixá-las de acordo com a época em que se passa o filme. O responsável pela transformação foi justamente Bibancos, que também cuida da saúde bucal da família do ator.

"A gente achou que era interessante e prontamente o Fábio [Bibancos] e equipe, uma equipe muito humana, a gente decidiu juntos [por raspar o dente], (...) fez essa alteração e o resultado foi incrível", contou.

Netto reforçou que a mudança foi apenas para o filme e que, depois que as gravações acabaram, ele voltou ao consultório para deixar o dente "perfeito do jeito que eu queria".

"É muito pessoal esse lance da cara, da boca", acredita o ator. "No meu caso, eu estou a serviço de um personagem, de uma história, mas acima de tudo [está] meu bem-estar e minha saúde", disse.

Por isso, o ator reforçou que todas as escolhas artísticas para compor o personagem foram feitas com base naquilo que era possível sem prejudicar a própria saúde. "Nada do que a gente faz é aleatório, se eu não tivesse segurança de estar na mão de profissionais que eu confio, não tem conversa", declarou.

Netto ainda reforçou a importância de se informar antes de se submeter a tratamentos de saúde com qualquer profissional. "As redes sociais (...) são super bem-vindas, é muito legal, agora, por outro lado a gente vê pessoas que se aproveitam disso", afirmou. "Nada resiste à informação, à técnica, à ciência, e eu como cidadão sempre vou atrás dessa informação", afirma.