Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Leka, do BBB1, escreve livro sobre bulimia; veja como identificar distúrbio

Leka Begliomini participou do BBB1, em 2002 - Reprodução/Instagram
Leka Begliomini participou do BBB1, em 2002 Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem*, em São Paulo

23/05/2021 11h31

No BBB1, exibido há quase 20 anos, a então participante Leka Begliomini trazia um importante assunto à tona: a bulimia, um transtorno alimentar caracterizado pelo consumo incontrolável de alimentos seguido de reações inadequadas para evitar ganho de peso, como indução de vômitos e uso de laxantes.

O programa chegou até a exibir cenas da ex-BBB vomitando no banheiro — um pouco chocante para a época. Com a reprise do programa, o assunto voltou e Leka já contou, inclusive, que ainda não se curou do distúrbio. Até hoje, ela recebe perguntas relacionadas ao tema e, conforme relatou pelo Instagram, está escrevendo um livro sobre bulimia.

"O papo sobre a bulimia é o que mais me perguntam até hoje. Eu demorei até me sentir pronta para falar, mas agora acho que a gente pode trocar uma ideia e, em breve, vou publicar o meu livro falando sobre o assunto", escreveu na publicação. Ela não deu data, mas disse que o livro deve sair ainda neste ano.

O que é bulimia?

O transtorno caracteriza-se por episódios de compulsão alimentar (ingestão de grandes quantidades de alimentos dentro de um período de duas horas) e perda de autocontrole — também pode acontecer de forma isolada ou estar associada à anorexia.

A bulimia se divide em dois subtipos:

- Tipo sem purgação O indivíduo usa outros comportamentos compensatórios inadequados, tais como jejuns ou exercícios excessivos, mas não se envolve regularmente na autoindução de vômitos ou no uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas durante o episódio atual.

- Tipo Purgativo Este subtipo descreve apresentações nas quais o indivíduo se envolve regularmente na autoindução de vômito ou no uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas durante o episódio atual. A pessoa costuma utilizar os próprios dedos para provocar o vômito ou objetos que estimulem o reflexo de vômito. É comum que esses pacientes escondam seus hábitos alimentares compulsivos e seus métodos purgativos por um sentimento de vergonha.

Os sintomas da bulimia

Os principais sinais do transtorno alimentar são:

  • Cometer excessos alimentares e ter comportamentos compulsivos -e por impulso -, associados a estratégias compensatórias inadequadas ou purgação -- indução de vômito, uso de laxativos ou mesmo emagrecedores, excesso de treino, alternar a compulsão ao alimento a longos períodos de jejum;
  • Similares à anorexia nervosa, indivíduos com bulimia nervosa também exibem psicopatologia, incluindo o medo de estar acima do peso.;
  • Distorção da autoimagem e baixa autoestima;
  • Flutuação de peso corpóreo;
  • Transtornos de humor (depressão, bipolaridade, ansiedade), usando, muitas vezes, medicamentos para combater estes altos e baixos. Comportamentos de alto risco, como tabagismo, uso excessivo de drogas ou álcool, promiscuidade sexual ou extremos, como furtos.

Como tratar o transtorno alimentar

O tratamento da bulimia nervosa exige acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, psiquiatras e nutricionistas.

Medicamentos antidepressivos podem ser úteis em casos de depressão e ansiedade. Além disso, a psicoterapia cognitivo-comportamental também tem mostrado bons resultados a longo prazo.

Infelizmente, não há métodos eficazes para prevenir patologias como a bulimia e a anorexia. Certamente, o empenho da sociedade para mudar certos valores estéticos ligados ao culto do corpo e à magreza traria benefícios importantes para a saúde.

* Com informações de reportagem publicada no dia 07/02/2019 e matéria do site do Drauzio Varella.