PUBLICIDADE

Topo

Ovo, arroz, feijão: quais alimentos devemos realmente lavar?

Istock
Imagem: Istock

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

17/05/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Frutas, verduras e legumes precisam ser lavadas em água corrente e, depois, colocadas em um recipiente como solução de água e cloro
  • O ovo e as leguminosas também precisam ser higienizados antes de serem consumidos
  • Cogumelos e frutas secas necessitam de limpeza em água corrente
  • O arroz pode ser lavado, mas não é necessário

Ultimamente, nosso cuidado com a higienização dos alimentos vem crescendo bastante. Ao chegar do supermercado, é comum passar álcool 70% nas embalagens para evitar a contaminação por alguns tipos de vírus e bactérias e as consequências que o contato com estes micro-organismos pode causar. Mas além dos pacotes, alguns alimentos também precisam ser lavados antes de irem à geladeira ou na hora de cozinhá-los, para evitar qualquer tipo de contaminação. Por isso, VivaBem apresenta a lista completa dos itens que precisam realmente serem higienizados.

feijão - Larissa Veronesi/Getty Images - Larissa Veronesi/Getty Images
Imagem: Larissa Veronesi/Getty Images

Leguminosas

Feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico. Para as leguminosas o processo de higienização é feito de uma forma diferente. Os grãos precisam ficar de molho por um período que varia de 2 horas a 12 horas, no caso dos feijões. "Isto ajuda a eliminar os fitatos, substâncias antinutricionais encontradas na casca das leguminosas, e que são responsáveis por impedir a absorção de alguns elementos no nosso organismo. Além de reduzir a flatulência", explica Savane Amaral Peres, nutricionista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

É importante saber que o líquido do remolho deve ser descartado e, assim, usar outra água para cozinhar as leguminosas. Antes de lavar o feijão, é preciso fazer a chamada catação para verificar se não tem nenhum grão estragado ou alguma pedrinha.

Folhas de alface - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Frutas, verduras e legumes

O primeiro passo a ser feito é lavar os alimentos com água corrente para tirar a sujeira. "Não pode usar detergente, pois é um derivado de petróleo, que gera substâncias cancerígenas", alerta Evânia Altina Teixeira de Figueiredo, professora de higiene e legislação de alimentos do departamento de engenharia de alimentos da UFC (Universidade Federal do Ceará).

Depois, coloque-os em uma imersão de água com cloro (a quantidade do produto pode variar entre os fabricantes, por isso o correto é sempre olhar a embalagem), ou produtos próprios para a limpeza destes alimentos. Espere entre 15 a 30 minutos e, em seguida, enxágue as hortaliças em água corrente. Seque-as adequadamente e estão prontas para o consumo.

É importante verificar se as verduras, frutas e legumes com casca não estão furadas antes de colocá-las na solução clorada, senão o alimento pode ser contaminado com o produto químico. As únicas exceções aqui são a banana e a mexerica, que têm casca porosa e por isso não precisam ser lavadas. Basta passar um pano com água ou álcool para tirar a sujidade.

Dieta do ovo 2 - iStock - iStock
Imagem: iStock

Ovo

Quando chegar do supermercado, pode tirar os ovos da embalagem para colocar na geladeira tranquilamente. Afinal de contas, o alimento passa por um processo de higienização antes de ser condicionado para a venda. "Aí, quando for utilizar os ovos, é importante lavá-los com água e uma bucha sem sabão. Isto ajuda a retirar qualquer tipo de elemento que tenha ficado na casca do alimento, como pena, por exemplo", aponta Angélica Aparecida Maurício, doutora em alimentos e nutrição e coordenadora do curso de nutrição UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Cogumelo Paris - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Cogumelos

Para a versão in natura, é importante lavar o alimento em água corrente para ajudar a retirar toda a sujeira. Mas faça isto somente antes de cozinhar os cogumelos. Isto porque o alimento absorve água com muita facilidade. Então, se você lavar o cogumelo para usar somente no dia seguinte, o alimento soltará bastante água durante o cozimento, o que irá altera a sua textura e sabor.

 Frutas secas Muitas opções de frutas secas são uma bomba de açúcar. Portanto, certifique-se de que as que você compra não têm adição de açúcar. Também é importante estar consciente do tamanho da porção, uma vez que os frutos secos, comprados ou não, contêm altos níveis de açúcar natural. - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Frutas secas

Quando estiverem sendo vendidas a granel, o melhor a se fazer é lavar as frutas secas com pouca água. Isso ajuda a retirar a alta concentração de sujeiras encontradas na superfície destes alimentos.

Arroz ficou 20% mais caro desde o início do ano - e deve continuar subindo no curto prazo - THINKSTOCK - THINKSTOCK
Imagem: THINKSTOCK

Arroz

Há quem diga que o grão precisa ser lavado para retirar o amido e outros elementos que tenham ficado mesmo com o processo de separação do arroz, principalmente aqueles vendidos a granel. Por outro lado, atualmente, a indústria alimentícia já prepara o produto para o consumo imediato, sem precisar passar pela água. Mas, se mesmo assim você quiser higienizar o arroz, não tem problema. Basta passá-lo em água corrente e deixar secar por um tempinho.