Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Homens também têm corrimento? É normal?

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

27/04/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Quando o homem fica excitado, ele pode soltar uma secreção, que se acumula na cueca
  • Entretanto, o corrimento pode indicar alguma infecção por bactérias, como clamídia, micoplasma e gonococo, ou fungos (candidíase)
  • Por fim, algum trauma na uretra também pode causar o aparecimento de secreções
  • Ao notar o sintoma anormal, o ideal é buscar a ajuda de um urologista

"Reparei que a cueca do meu marido sempre tem uma espécie de corrimento. Já pedi para que ele fosse ao médico, mas ele diz que é normal e que sempre teve. Afinal, homem também tem corrimento?"

Sim, homem pode ter corrimento e, dependendo do tipo de secreção, pode ser normal. Geralmente, quando o homem fica excitado, a uretra é lubrificada para a passagem do sêmen e esse líquido pode se acumular na cueca. O canal urinário tem um pH ácido por conta da urina, então essa lubrificação inicial, que vem de glândulas que a uretra tem, serve para alcalinizar o meio e não matar o espermatozoide, quando este passa pelo canal. Portanto, quando o homem se excita, pode apresentar esta secreção.

Mas esse líquido na cueca também pode ser sinal de alguma infecção por bactérias, como clamídia e micoplasma, que causam um corrimento claro, que pode ser confundido com a secreção relacionada à excitação. Outro micro-organismo bastante comum é o gonococo, responsável pelo desenvolvimento da gonorreia. Mas neste caso o corrimento é bem mais abundante, com uma coloração esbranquiçada, semelhante ao pus, o que torna o problema mais fácil de ser identificado. Além disso, as chamadas uretrites (doenças causadas pelas bactérias mencionadas) normalmente provocam secreções constantes, em conjunto com dor, dificuldade de urinar e odor forte. O problema só desaparece com o uso de antibióticos adequados.

Outra situação que pode levar ao surgimento de corrimento são traumas na uretra. Durante uma relação sexual muito intensa, por exemplo, o homem pode machucar o canal urinário, o que leva a uma secreção avermelhada por conta do sangue causado pela lesão. Neste caso, a produção do líquido desaparece sozinha.

Diante de todas estas possíveis situações que envolvem o aparecimento do corrimento no pênis, o melhor a se fazer é buscar a ajuda de um urologista. O profissional fará exames necessários para identificar se existe alguma bactéria no líquido e, assim, iniciar o tratamento adequado.

Fontes: Alex Meller, urologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo; Luiz Otávio Torres, diretor da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.