Topo

Ana Maria passa mal após comer pimenta; por que uns sofrem mais que outros?

Ana Maria Braga comendo banana com molho de pimenta no Mais Você - Reprodução / TV Globo
Ana Maria Braga comendo banana com molho de pimenta no Mais Você Imagem: Reprodução / TV Globo

Do VivaBem*, em São Paulo

15/04/2021 13h55

"Deu ruim" para a Ana Maria Braga nesta manhã (15) do programa Mais Você. Durante uma brincadeira, a apresentadora passou mal ao comer banana com pimenta e teve que pedir um intervalo para se recuperar. Quando voltou, ela falou que bebeu água e leite para aliviar a ardência do molho.

Quando o assunto é pimenta, tem sempre aquela pessoa que ama e uma outra que não suporta um molho mais ardido. Mas qual será a explicação para isso? Será que temos alguma predisposição a gostar ou não de pimenta?

A resposta é bem simples: não. Na verdade, isso tem a ver apenas com uma coisa, o seu gosto pessoal. Não existe, necessariamente, uma relação direta com herança genética, ainda que algumas pessoas sejam mais sensíveis a gostos fortes. O protagonista dessa história é um receptor gustativo chamado TRPV1. Ele é o responsável por "perceber" o consumo de pimenta e alertar o cérebro que as coisas vão ficar um pouco mais quentes.

Esse receptor pode ser saturado. Isso significa que a tolerância ao ardor da pimenta aumenta conforme a gente consome de maneira mais frequente esse condimento. É uma explicação para o motivo dos habitantes de países que têm pratos típicos apimentados acabarem se acostumando ao sabor da pimenta.

O lado bom disso é que, se a pessoa estiver disposta, é possível aprender a consumir a pimenta aos poucos. Assim, você treina o seu paladar, se acostumando ao sabor e também aumentando a sua tolerância à especiaria.

Não exagere na pimenta

Agora fica o alerta: por mais que a tolerância à pimenta possa "treinada", o melhor a se fazer é não exagerar. Isso porque o consumo excessivo desse condimento pode causar problemas de saúde.

A culpada por isso é a capsaicina, substância presente na pimenta e que dá o seu ardor característico. Além de ajudar no gosto, essa substância também é capaz de causar irritação em mucosas.

Entre a lista dos problemas que o consumo de pimenta em excesso pode causar estão gastrite, esofagite e colite. Pessoas com hemorroidas também devem passar longe do condimento, já que ele torna tudo mais difícil e dolorido na hora de defecar.

E quem tem problemas no coração? Comer pimenta pode causar taquicardia e aumento da pressão arterial em quem não está acostumado ao consumo do condimento. Isso ocorre mais pelo "susto" de consumir algo picante e não por uma substância específica da pimenta.

Sendo assim, se você está acostumado ao sabor e não consome de maneira exagerada, não há motivos para deixar aquela pimentinha delícia longe do prato.

* Com informações de reportagem publicada no dia 11/05/2020.