PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Doido por café? Conheça 5 benefícios da bebida para a saúde

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

14/04/2021 11h49

No dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café, bebida tão amada pelos brasileiros e a segunda mais consumida do país, de acordo com dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Apesar de o efeito mais conhecido ser a energia fornecida pela cafeína, o café oferece uma série de outros benefícios para a saúde. Abaixo, confira alguns destacados por estudos científicos:

1. Ajuda na perda de peso

O café acelera o metabolismo e a queima de gordura. De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, o processo ocorre devido à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. A cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que dilui as células de gordura e as libera para o sangue.

Mas vale lembrar que a bebida não faz milagres. Para um emagrecimento significativo, é necessário ter uma alimentação saudável e praticar exercícios.

2. Melhora a memória

A cafeína fortalece alguns tipos de memória por até 24 horas após seu consumo, como mostrou um estudo publicado no periódico Nature Neuroscience. A pesquisa foi realizada com 44 pessoas e comandada por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA). Foi comprovado que o cérebro apresentou um nível mais profundo de retenção de memória em pessoas que consumiram mais cafeína.

3. Combate a depressão

Várias pesquisas relacionam o consumo do café com a diminuição dos sintomas da depressão. Doses moderadas de cafeína alteram positivamente o humor e aumentam a disposição devido a seu efeito estimulante.

Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) mostrou que as mulheres que bebiam de duas a três xícaras de café por dia diminuíram em até 15% o risco de depressão. Ao todo, foram analisadas 50 mil mulheres.

4. Protege contra danos causados pelo sol

Outro benefício é combater efeitos nocivos causados pelo sol. Quanto maior o consumo de cafeína — que não deve passar de 400 mg por dia—, menores as chances de desenvolver o carcinoma basocelular, um tipo de câncer de pele.

A Escola de Medicina da Harvard, nos Estados unidos, avaliou os dados de mais de 110 mil participantes, sendo que cerca de 22 mil desenvolveram carcinoma basocelular durante 20 anos de acompanhamento. Os cientistas concluiram que a cafeína pode bloquear o desenvolvimento de tumores na pele.

5. Melhora o intestino

A bebida ajuda a liberar um hormônio que estimula o intestino grosso a realizar os movimentos gástricos. O consumo do café aumenta as contrações do intestino, que empurram os resíduos para fora do organismo.

Além disso, a cafeína provoca um aumento na produção de ácidos biliares no corpo. Beber café pode fazer com que a vesícula libere a bile no intestino, o que solta o intestino e aumenta a vontade de ir ao banheiro.

*Com informações da reportagem de Samantha Cerquetani, publicada em 20/09/2018

Saúde